sábado, 29 de outubro de 2016

Reunião teve tom 'amável', diz ministro da Defesa

• Raul Jungmann afirma que encontro de quatro horas com chefes de poderes transcorreu de forma 'harmônica', após tensão vivida entre Cármen Lúcia, Renan Calheiros e Alexandre de Moraes

Carla Araújo, Julia Lindner, Daiene Cardoso, Vera Rosa, Lu Aiko, Erich Decat e Isabela Bonfim - O Estado de S. Paulo

BRASÍLIA - O ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou na tarde desta sexta-feira, 28, que durante as quatro horas de reunião para tratar do plano nacional de segurança toda a pauta do setor “foi devidamente debatida”. O ministro disse que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), propôs uma CPI para investigar a participação do crime organizado no financiamento das eleições. Jungmann acrescentou que a presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, propôs uma base de dados única para que se possa saber a realidade prisional do crime e do delito no Brasil.

Jungmann destacou que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, propôs “algo importantíssimo” que é a possibilidade de realizar detenções de criminosos independente das fronteiras. “Isso é fundamental”, disse, ressaltando que no Mercosul esse acordo já existe e precisa ser implementado.

O ministro afirmou que serão criados grupos temáticos com a PGR, o Ministério Público federal, a Defesa, Justiça, que terão metas e se reunirão periodicamente para avaliar o cenário da segurança. Jungmann disse ainda que um dos objetivos é reduzir penas do sistema penitenciário atual e que foram sugeridas, por exemplo, penas alternativas para crimes não dolosos.

“O ministro da Justiça apresentou uma proposta de programa voltado para a segurança pública, evidentemente cooperativa, e o desdobramento será convocar governadores e secretários de Segurança e de Justiça de todo País para promover o desenvolvimento dessa proposta”, disse.

Jungmann afirmou que o ministro Alexandre de Moraes fará anúncio de investimentos no sistema prisional ainda este ano. Segundo ele, serão recursos para “construção de penitenciarias, aparelhos, reforços da polícias”. O ministro não quis falar em valores e disse que quem anunciaria os aportes seria o próprio Moraes.

Questionado sobre o clima na reunião, por conta da crise institucional desta semana entre Renan, Moraes, e Cármen, o ministro da Defesa afirmou que a conversa entre os chefes dos poderes foi num “tom amável”, “extraordinariamente harmônica e colaborativa” e sem nenhum problema interpessoal entre os participantes. /

Nenhum comentário: