sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Pleitos ratificam avanço tucano e recuo da esquerda

Por Ricardo Mendonça - Valor Econômico

SÃO PAULO - As últimas pesquisas nas capitais sugerem que os resultados do segundo turno deverão confirmar o PSDB como o grande vencedor das eleições, o PT como o maior derrotado e uma clara tendência de pulverização de partidos nas gestões municipais.

Se a atual disputa serve de prenúncio das próximas eleições, os destaques são o fortalecimento do governador paulista, Geraldo Alckmin, o enfraquecimento da esquerda e um aumento do protagonismo de evangélicos, principalmente pelo provável triunfo de Macelo Crivella. No PSDB, Alckmin pode ganhar pontos em relação a Aécio Neves por dois motivos: a vitória de João Doria em São Paulo e a dificuldade do tucano João Leite em Belo Horizonte, área de influência de Aécio.

O PSDB deve sair das eleições com mais de 800 prefeitos. Mesmo com um número inferior ao do PMDB, que já ganhou em 1.029 municípios no primeiro turno, os tucanos vão governar as cidades mais populosas e os maiores orçamentos municipais do país.

Em 2012, os partidos pequenos ou nanicos disputaram o segundo turno em 15 das maiores cidades e só haviam vencido no primeiro turno em uma. Agora, disputam em 25 e já conquistaram quatro. Além de BH, com o PHS, os casos mais destacados são os de Aracaju, com Edvaldo Nogueira (PCdoB); Belém, com Edmílson (Psol); Macapá, com Clécio Luís (Rede); São Luís, com Eduardo Braide (PMN); e Vitória, com Luciano Rezende (PPS). Todos lideram ou aparecem à frente dos rivais nas últimas pesquisas.

Pesquisas sugerem vitória do PSDB, maior fragmentação e ruína do PT
As últimas rodadas das pesquisas nas capitais sugerem que os resultados do segundo turno deverão confirmar o PSDB como o grande vencedor das eleições municipais de 2016, o PT como o maior derrotado e uma visível tendência de pulverização de partidos nas gestões municipais.

Se resultados das disputas locais servem de prenúncio de 2018, os destaques são o fortalecimento do governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB), cotado para ser candidato à Presidência, o enfraquecimento da esquerda, um aumento do protagonismo de evangélicos e um possível crescimento da presença de siglas nanicas nos parlamentos.
A vitória nacional do PSDB é inconteste, com a possibilidade real de começar 2017 com mais de 800 prefeitos pelo país, o que representaria um crescimento acima de 15% em relação a 2012.


A sigla que tem três nomes cotados para disputar a Presidência - o senador Aécio Neves (MG), Geraldo Alckmin e o chanceler José Serra, em ordem alfabética - venceu em 790 municípios no primeiro turno e disputa 19 agora.

Embora não tenham como alcançar o PMDB em prefeitos eleitos (o partido do presidente Michel Temer venceu em 1.029 cidades no primeiro turno e disputa outras 15 agora, um total ligeiramente superior ao de 2012), os tucanos comandarão as cidades mais populosas e com os orçamentos mais robustos.

Uma amostra dessa vantagem está no grupo das 92 maiores cidades, aquelas com mais de 200 mil eleitores. Nesse universo, o PSDB já elegeu 15 prefeitos e ainda disputa em outros 19 municípios. O PMDB venceu em 5 e agora disputa 15 (confira no gráfico).

Na queda de braço interna do PSDB, Alckmin ganha pontos por duas razões. Pelo triunfo de João Doria em São Paulo, o nome escolhido por ele contra a vontade de tucanos tradicionais, e pela dificuldade do tucano João Leite em Belo Horizonte, área de influência de Aécio. Nas últimas pesquisas, o ex-presidente do Atlético Alexandre Kalil, do pequeno PHS, apareceu numericamente à frente de Leite, o que poderá ser uma das raras derrotas relevantes do PSDB.

O avanço de Kalil também é significativo de outra característica marcante da eleição: a fragmentação de siglas com chances reais de vencer em cidades grandes.

Em 2012, os partidos pequenos ou nanicos (iguais ou menores que o PCdoB, que tem 11 deputados) disputavam segundo turno em 15 das maiores cidades e só haviam vencido no primeiro turno em uma. Agora, disputam em 25 e já conquistaram quatro.

Além de Belo Horizonte com o PHS, os casos que mais chamam a atenção nesse aspecto são os de Aracaju, com Edvaldo Nogueira (PCdoB); Belém, com Edmílson (Psol); Macapá, com Clécio Luís (Rede); e Vitória, com Luciano Rezende (PPS). Todos eles lideram ou aparecem numericamente à frente dos rivais.

Um pouco maior que o PCdoB, o PRB chega como favorito no Rio, a segunda maior prefeitura do país, com o bispo licenciado Marcelo Crivella, da Igreja Universal. E também disputa em São Gonçalo, o segundo maior município do Estado, com Dejorge Patrício, candidato que promete criar uma inusitada secretaria municipal de assuntos religiosos.

Com votação crescente em eleições proporcionais (para deputado e vereador), nomes muito identificados com denominações evangélicas jamais venceram eleições majoritárias em cidades com muita visibilidade. Nesse sentido, a vitória de Crivella no Rio representaria um marco eleitoral histórico.

Se ele perder, porém, o impacto novidadeiro não será muito menor. Seria, nesse caso, um triunfo inédito do pequeno Psol, que disputa com Marcelo Freixo.

Para o PT, sigla que venceu as últimas quatro eleições presidenciais, o pleito de 2016 deverá ficar marcado como o pior de sua história. Nas capitais, a sigla venceu apenas em Rio Branco.

O ex-prefeito petista João Paulo disputa segundo turno no Recife, mas com chances remotas. Confirmando o resultado, seria o pior desempenho do PT em capitais desde sua fundação, em 1980. Em 1985, na primeira disputa em capitais, o PT venceu em Fortaleza, que é maior e tem mais peso político que a capital do Acre.

Nenhum comentário: