terça-feira, 4 de outubro de 2016

Oito apoiados por Lula tiveram maus resultados

- O Globo

-SÃO PAULO- O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não contribuiu para eleger os candidatos que apoiou pessoalmente na disputa deste ano. No 1º turno, o líder petista participou de atividades de campanha em 12 cidades, no Sudeste e no Nordeste, e em oito delas os concorrentes que o levaram ao palanque saíram derrotados.

A situação ocorreu com postulantes a prefeito de quatro capitais: Fernando Haddad (PT), em São Paulo; Jandira Feghali (PCdoB), no Rio; Luizianne Lins (PT), em Fortaleza; e Fernando Mineiro (PT), em Natal. Até na cidade onde vive, São Bernardo do Campo (SP), Lula não conseguiu ajudar o candidato do PT. Na véspera da eleição, ele fez uma caminhada ao lado de Tarcisio Secoli, que não foi nem ao 2º turno. Lula também participou das campanhas derrotadas de Marcio Pochmann (PT), em Campinas (SP); Professor Tito (SP), em Sumaré (SP); e Fernando Santana (PT), em Barbalha (CE).

O ex-presidente ajudou apenas um candidato de capital a chegar ao 2º turno: João Paulo (PT), em Recife. Em Ipojuca PE), Roberto Salles (PDT) teve a candidatura impugnada por improbidade uma semana após receber a visita de Lula. Na eleição de domingo, foi o mais votado, e sua situação só será definida quando o TRE julgar o recurso. E houve bons resultados, pois Lula esteve ao lado de dois vitoriosos no interior do Ceará: Zé Ailton (PP) foi eleito no Crato e Ednaldo Lavor (PDT), em Iguatu.

Nenhum comentário: