quinta-feira, 13 de outubro de 2016

FH elogia teto de gastos em almoço com Temer, no Jaburu

• Para ex-presidente, vitória no Congresso ajuda a mostrar liderança

Cristiane Jungblut - O Globo

-BRASÍLIA- Em um almoço com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, no Palácio do Jaburu, o presidente Michel Temer foi aconselhado pelo cacique tucano a “mostrar liderança” neste momento. Os temas econômicos dominaram as conversas, com destaque para a proposta de emenda constitucional (PEC) que limita os gastos públicos, aprovada em primeiro turno na última segunda-feira.

Fernando Henrique disse a Temer que vitórias como a ocorrida na aprovação em primeiro turno da PEC do teto são importantes, porque mostram que o governo tem comando e ajudam a reverter a oposição, inclusive na opinião pública. Para o tucano, a economia deve começar a responder. Ele alertou, porém, que a tarefa “é muito grande”. Ele e Temer concordaram que há a necessidade de mostrar resultado e de a economia voltar a crescer.

— Tem que liderar, e uma vitória no Congresso ajuda nisso — disse Fernando Henrique a Temer, segundo interlocutores.

Temer e Fernando Henrique acertaram reforçar a parceria para garantir a aprovação final da PEC na Câmara e no Senado e, ainda, reformas futuras, inclusive a reforma política. Em certo momento, o ex-presidente brincou com Temer que também era criticado pelos erros na comunicação de governo.

— A conversa foi boa. Fernando Henrique ressaltou a necessidade de se arrumar a economia, de voltar a crescer — disse um participante do encontro.

Temer convidou Fernando Henrique para uma conversa depois de ter lido na imprensa elogios do tucano à aprovação da PEC. No caso de Gilmar Mendes, o jurista defendeu publicamente a PEC na última segunda-feira, no impasse entre o Palácio do Planalto e a Procuradoria-Geral da República (PGR). A instituição chamou a proposta do Executivo de “inconstitucional”.

 ‘ENCONTRO DE VELHOS AMIGOS’ 
Segundo fontes, Temer fez um gesto ao PSDB depois do fortalecimento do partido nas eleições municipais, principalmente em São Paulo. Além disso, o presidente quer reforçar a parceria com os tucanos no governo.

Outro participante classificou o almoço de “encontro de velhos amigos”. Gilmar Mendes foi ministro de Fernando Henrique e é amigo de Temer, a quem tem oferecido jantares em sua residência. O TSE, comandado por Gilmar, ainda precisa julgar as contas eleitorais da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer.

Temer decidiu realizar o encontro antes de viajar ao exterior hoje. Ele deixou claro no encontro que sua prioridade é garantir a aprovação da PEC e de outras propostas e só depois mexer em temas polêmicos, como a reforma da Previdência.

Na última segunda-feira, o presidente já havia se reunido com o arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, que é presidente do Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã, a entidade mantenedora da Rede Vida. No encontro, Dom Orani pediu esforços para um país com mais dignidade e oportunidade para todos. Colaboraram Geralda Doca e Isabel Braga

Nenhum comentário: