sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Ex-aliados estão tecnicamente empatados em Aracaju

Por Vinicius Pinheiro – Valor Econômico

SÃO PAULO - A disputa pela prefeitura da capital de Sergipe caminha para ser decidida voto a voto. Depois de passarem para o segundo turno com uma diferença de apenas 1.744 votos, Edvaldo Nogueira (PCdoB) e Valadares Filho (PSB), que eram aliados na eleição passada, elevaram o tom dos ataques na campanha na tentativa de convencer os eleitores indecisos.

O candidato do PSB, que encerrou o primeiro turno em segundo lugar, agora possui 52% dos votos válidos em Aracaju, de acordo com pesquisa do Ibope. Ele aparece tecnicamente empatado com Nogueira, que aparece com 48%, considerando a margem de erro de 4 pontos percentuais do levantamento, realizado entre os dias 17 e 20 de outubro.

Nogueira é considerado um dos sucessores políticos do petista Marcelo Déda, morto em 2013. Eleito vice-prefeito na chapa de Déda em 2000 e reeleito quatro anos depois, o candidato do PCdoB assumiu a Prefeitura de Aracaju em 2006, quando o petista renunciou ao cargo para se candidatar ao governo de Sergipe. Em 2008, foi reeleito prefeito. Ele agora tenta voltar ao cargo tendo Eliane Aquino, viúva de Déda, como vice na chapa.

O ex-prefeito liderava com folga a disputa antes do crescimento de Valadares Filho, que no início da campanha era apenas o terceiro colocado. Deputado federal em terceiro mandato, Valadares disputou a Prefeitura de Aracaju pela primeira vez em 2012. Na ocasião, ele era o candidato apoiado por Edvaldo Nogueira, então prefeito, mas acabou derrotado.

Filho do senador e ex-governador de Sergipe Antonio Carlos Valadares, o candidato do PSB recrutou uma série de apoios para a propaganda eleitoral gratuita do segundo turno. Entre os cabos eleitorais estão o prefeito eleito de Salvador ACM Neto (DEM), o senador ex-jogador de futebol Romário (PSB) e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Valadares também usou a propaganda na TV para atacar a gestão do adversário na época em que foi prefeito da capital de Sergipe.

A campanha de Nogueira, que também intensificou os ataques na reta final, tenta tentar ligar a candidatura de Valadares ao atual prefeito, João Alves Filho (DEM). Com a gestão reprovada por 84% da população de Aracaju, segundo o Ibope, Alves tentou se reeleger ao cargo, mas ficou apenas em terceiro lugar, com 9,99% dos votos válidos no primeiro turno.

Nenhum comentário: