sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Disputa em São Luís tem empate técnico entre Edivaldo e Braide

Por Cristiane Agostine - Valor Econômico

SÃO LUÍS - A disputa pela Prefeitura de São Luís está indefinida às vésperas do segundo turno. Segundo pesquisa Ibope divulgada ontem, o prefeito e candidato à reeleição, Edivaldo Holanda Junior (PDT), tem 48% das intenções de voto e está numericamente à frente do deputado estadual Eduardo Braide (PMN), com 44%. No entanto, como a margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, os dois postulantes estão em empate técnico.
Em relação à pesquisa anterior, divulgada no dia 14, Braide perdeu a liderança e caiu de 51% para 44%. Já Edivaldo passou de 43% para 48%.

Com uma ampla coligação, composta por 12 partidos, e as máquinas municipal e estadual ao seu lado, Edivaldo terminou o primeiro turno com 45,66% ante 21,34% de Braide, que tem apenas o PMN na chapa.

Hoje, os dois candidatos devem se enfrentar pela primeira vez em um debate no segundo turno, da TV Mirante, retransmissora da Rede Globo. No primeiro turno, Braide se destacou depois de participar de dois debates na TV. O candidato teve dez segundos no horário eleitoral e chegou às vésperas da votação em quarto lugar, com 5%, segundo o Ibope.


No primeiro e segundo turnos, o prefeito faltou aos debates organizados por emissoras de televisão, jornais, rádios e organizações da sociedade civil, com exceção do promovido pela TV Mirante.

Na reta final da eleição, Edivaldo e Braide vincularam suas candidaturas ao governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), e destacaram na propaganda eleitoral a proximidade com Dino. O governador declarou voto no prefeito, mas afirmou que tem boa relação com Braide, para evitar um forte desgaste político caso seu candidato seja derrotado.

Para turbinar a campanha do prefeito, o governo estadual intensificou o recapeamento de ruas na capital nas últimas semanas. As obras têm sido exibidas não só por Edivaldo mas também pela gestão Dino.

O candidato do PMN também tem destacado que foi um dos principais aliados de Dino e lembra na propaganda eleitoral que liderou o bloco de apoio ao governo em 2015. Nesta semana, Braide usou seu programa no horário eleitoral para elogiar Dino e dizer que pretende se manter próximo do governador, se for eleito. "Quero me dirigir ao governador Flávio Dino. No início do seu governo tive a honra de ser escolhido como o seu líder na Assembleia Legislativa, e coordenei uma bancada com 22 deputados que o apoiavam. Só deixei esse trabalho porque me tornei candidato", afirmou Braide. "Tivemos muitos contatos, criamos uma relação de respeito e trabalho, que faço questão de conservar", disse. "Tenho certeza de que podermos contar com o seu apoio e o senhor também sabe que pode contar comigo, como sempre contou nos momentos mais difíceis do seu governo", afirmou.

Nesta semana, Braide recebeu o apoio do terceiro colocado na disputa, o deputado estadual Wellington do Curso (PP) e do cunhado de Roseana Sarney, Ricardo Murad. A ligação do candidato do PMN com a família Sarney transformou-se em polêmica no segundo turno depois que Braide afirmou que não tinha o apoio do clã, mas o PMDB e o PV divulgaram encontros do postulante com a ex-governadora Roseana Sarney e com o presidente do partido dela, senador João Alberto.

Em São Luís, o esquema de segurança será reforçado. No primeiro turno, o crime organizado promoveu ataques no Estado e queimou ônibus e escolas. A Força Nacional está no Estado e atuará junto com a polícia.

Nenhum comentário: