quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Datafolha: João Leite lidera em BH, e Geraldo Julio, no Recife

• Levantamentos feitos na terça-feira apresentou disputa mais apertada na capital de Minas Gerais

Evandro Éboli e Isabel Braga - O Globo

-BRASÍLIA- A primeira pesquisa do Instituto Datafolha com números da disputa do segundo turno em Belo Horizonte (MG), divulgada ontem, aponta o candidato do PSDB, João Leite, à frente de seu adversário, Alexandre Kalil, do PHS. O tucano tem 36% das intenções de voto, contra 29% de Kalil . Se considerados os votos válidos, a vantagem é maior: 55% a 45% para o tucano.

A diferença entre os dois se mantém praticamente a mesma quando comparada à disputa do primeiro turno. Era de 6,8 pontos percentuais a mais para João Leite. Os votos em branco, nulos e indecisos somam 35% do eleitorado. O Datafolha ouviu 1.024 eleitores na terça-feira. A pesquisa foi encomendada pelo jornal “Folha de S.Paulo” e pela TV Globo. Os dois comentaram o resultado da pesquisa: João Leite comemorou; Kalil criticou os dados.

“É com alegria, humildade e confiança que recebo o resultado da pesquisa. Demonstra que estamos no caminho certo, que é o de ouvir e levar à população de Belo Horizonte nossos compromissos para uma cidade melhor e mais humana”, afirmou o candidato do PSDB, em nota.

Alexandre Kalil lembrou que na véspera do primeiro turno, um dia antes da eleição, o Datafolha registrou uma diferença maior a favor de João Leite, o que não se confirmou.

“O Datafolha, a dez horas de começar a eleição, apontou uma diferença de 17 pontos percentuais (foi de 16 pontos) entre os dois primeiros colocados do primeiro turno, quando, na verdade, depois de apuradas as urnas, essa diferença foi de 6,7 (de 6,8). Pesquisas internas nos apontam números bem diferentes”, disse Kalil, também em nota.

GERALDO JULIO NA FRENTE NO RECIFE
No Recife, o primeiro levantamento de intenção de votos do Instituto Datafolha para a disputa em segundo turno mostra o atual prefeito Geraldo Julio (PSB) à frente de João Paulo (PT).

Candidato à reeleição, o socialista tem 47% das intenções de voto contra 34% do petista João Paulo. O levantamento mostra ainda 13% de votos em branco e nulos, e 6% de indecisos. Considerando apenas os votos válidos, o atual prefeito está com 58%, e João Paulo, que também já comandou a cidade, com 42%. A pesquisa foi a campo no dia 11 de outubro, e fez 1.023 entrevistas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S. Paulo”.

O Datafolha também pesquisou a tendência de migração de votos de eleitores que votaram em outros candidatos no primeiro turno. Segundo o levantamento, Geraldo Julio recebe a maior parte dos votos dos eleitores de Daniel Coelho (PSDB) e Priscila Krause (DEM): 50% dos que votaram no tucano agora declararam opção pela reeleição do prefeito, e 26%, em João Paulo. Já entre os eleitores da candidata do DEM, 47% declararam que votarão em Geraldo Julio, e 25%, em João Paulo.

No primeiro turno, o atual prefeito obteve 49,3% dos votos, e João Paulo, 23,8%.

O candidato do PSDB, deputado Daniel Coelho, conquistou 18,6% dos votos, e Priscila Krause, 5,4%. Embora, no dia seguinte à eleição, Coelho tenha dito que se manteria neutro na disputa de segundo turno, PSDB e DEM anunciaram apoio à reeleição de Geraldo Julio.

Nenhum comentário: