quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Aécio diz que PT foi simplesmente dizimado em várias regiões do País

• Em entrevista coletiva, o tucano afirmou que a legenda, após o desempenho nessas eleições, terá de buscar novas alternativas para se reconciliar com setores da sociedade que deixaram de apoiá-la

Erich Decat e Isabela Bonfim - O Estado de S. Paulo

BRASÍLIA - De posse dos resultados das eleições municipais desse domingo, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), considerou que o PT, principal adversário no âmbito nacional, foi "dizimado" em várias regiões do País.

Em entrevista coletiva após encontro com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o tucano afirmou que o PT, após o desempenho nessas eleições, terá de buscar novas alternativas para se reconciliar com setores da sociedade que deixaram de apoiá-lo. Os petistas conquistaram 256 prefeituras neste pleito contra 638, em 2012.

"Essas eleições demonstração a clara derrocada do PT, do falacioso discurso do golpe, do oportunista discurso da vitimização que o PT alardeou por todo o País. Não fomos nós do PSDB, a população rechaçou esse discurso. O PT vai ter que encontrar novo caminho para se reconciliar minimamente com setores da sociedade que deles já estiveram próximo. A grande verdade é que o PT, em várias regiões do País, foi simplesmente dizimado", disse o tucano.

Potencial candidato às eleições presidenciais de 2018, Aécio Neves buscou minimizar a conquista da capital paulista por João Dória (PSDB), ligado ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que também poderá disputar o próximo pleito pelo partido.

"Tivemos vitórias expressivas como a de São Paulo, mas o PSDB venceu em todas as regiões do País, sem exceção", ponderou. "Essas eleições legitimam o PSDB como o partido que mais recebeu votos", acrescentou num segundo momento. O número de prefeituras comandadas pelo partido cresceu de 701 para 793.

Logo após o encontro com o tucano, o presidente do Senado, Renan Calheiros, também fez avaliações sobre a atuação do PMDB e do PSDB no primeiro turno da disputa municipal. "O PMDB teve um ótimo resultado nessas eleições. É difícil um partido se manter como o maior em eleição pulverizada. O PMDB também tem motivos para comemorar", afirmou Renan, após dizer que o PSDB teve 17 milhões de votos, mas metade em São Paulo. Nesta eleições municipais, o PMDB se manteve no topo de ranking com o maior número de prefeitos eleitos (1.027).

Nenhum comentário: