segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Tchau, PT! - Ricardo Noblat

-O Globo

“As pessoas estão de saco cheio de um ficar acusando o outro” Pedro Paulo, candidato no Rio, que bateu na mulher

A menos de uma semana da eleição de 463.374 vereadores e dos prefeitos de 5.568 municípios, o PT parece destinado a ter que recomeçar. Fundado em 1980, cinco anos depois ele elegeu em Fortaleza seu primeiro prefeito de capital. Nas eleições de 1988, emplacou os prefeitos de três capitais – São Paulo, Porto Alegre e Vitória. Este ano, só elegerá no primeiro turno o prefeito de Rio Branco, no Acre.

AQUELE QUE em dezembro de 2009 era o partido preferido por 25% dos brasileiros, em 2015 só contava com a preferência de 9% a 12% deles. Foi atingido em cheio pelos resultados desastrosos de pouco mais de cinco anos de governo Dilma, pela pior recessão econômica que se abateu sobre nós desde os anos 30 do século passado, e pelo maior e mais barulhento escândalo de corrupção política da história do país.

O FUNDADOR DO PT, presidente da República por oito anos, e uma vez apontado como “o cara” por Barack Obama, é réu em dois processos da Lava Jato e poderá em breve ser condenado, tornando-se assim inelegível. A mulher que ele elegeu e reelegeu para sucedê-lo está exilada em Porto Alegre depois de impedida pelo Congresso de continuar no cargo. O partido corre o risco de perder o seu registro na Justiça.

TÃO OU MAIS grave do que isso será para o PT continuar perdendo apoio popular. E a julgar pelo que indicam até aqui as pesquisas de intenção de voto em 24 capitais, é o que deverá acontecer tão logo se abram as urnas no próximo domingo. Em São Paulo, o prefeito Fernando Haddad, candidato à reeleição, não acredita mais que possa vencer. Ali, o segundo turno será disputado por João Dória (PSDB) e mais um.

NO RIO, O segundo turno reunirá Marcelo Crivella (PRB) e mais um. O PT sequer lançou candidato próprio. Ficará também de fora do segundo turno da eleição em Belo Horizonte onde seu candidato amarga 4% das intenções de voto. Fernando Pimentel (PT) governa Minas Gerais. E responde a processo por ter se beneficiado de dinheiro sujo para se eleger. Parte do dinheiro ajudou Dilma a reeleger-se.

O CANDIDATO DO PT a prefeito de Porto Alegre liderou as pesquisas até há pouco. Foi ultrapassado pelo candidato do PMDB. Nem candidato a prefeito tem o PT em Salvador. A Bahia é governada pelo PT. É também o Estado que conferiu a Dilma em 2014 uma de suas maiores vitórias. O candidato do PT a prefeito do Recife irá para o segundo turno contra o atual prefeito do PSB. Os demais se juntarão para derrotá-lo.

FOI PARA O Nordeste que o PT migrou quando seus votos começaram a escassear no resto do país. Pois bem: por lá, o PT só tem chances de eleger o prefeito de Teresina. O Piauí é governado pelo PT. Em Fortaleza, a candidata do PT está em terceiro lugar. O PT não lançou candidatos a prefeito em Aracaju e São Luís. Seu candidato em Natal não passou ainda da marca dos 5% dos votos. Nem dos 2% em Maceió e em João Pessoa.

ATÉ A SEMANA, passada, o PT imaginava eleger o prefeito de Porto Velho. Agora, não mais. O Norte e o Centro-Oeste são gigantescas manchas sem um único ponto vermelho à exceção de Rio Branco, reduto dos irmãos Vianna, governador do Acre e senador. Fora das capitais, o PT perde a eleição em Garanhuns, onde Lula nasceu, e em São Bernardo Campo, onde ele mora. Nos dois lugares, Lula não apareceu para pedir votos.

O MAIOR PARTIDO de massas que a esquerda já construiu na América Latina está em liquidação.

Nenhum comentário: