quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Pesquisa IPMN/JC: No Recife, levantamento aponta Geraldo Julio (PSB) mais perto de vencer no 1º turno

• Prefeito e candidato à reeleição, Geraldo Julio ampliou índice de intenção de votos e se aproxima de vitória no próximo domingo

A quarta pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) em parceria com o Jornal do Commercio e o portal Leia Já para as eleições 2016 aponta de forma mais firme a possibilidade do prefeito Geraldo Julio (PSB) ser reeleito já no primeiro turno. O levantamento aponta que o socialista subiu quatro pontos percentuais, com 47% dos votos válidos, gerados a partir dos valores de intenção de voto de cada candidato na pergunta estimulada e desconsiderando os votos brancos, nulos e indecisos. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Para vencer no primeiro turno, o candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um. No levantamento anterior, Geraldo tinha 43%. Já João Paulo, o segundo colocado, caiu de 33% para 31%. “Essa pesquisa mostra um forte crescimento do prefeito em um intervalo de cinco dias. A tese de vitória no primeiro turno vem se consolidando”, resume Adriano Oliveira, professor de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenador do levantamento divulgado hoje pelo Jornal do Commercio.

Geraldo segue na frente em outros panoramas da pesquisa. Considerando os números absolutos, o socialista tem 38% das intenções de voto contra 25% de João Paulo (PT) (animação abaixo). Na comparação dos números desta pesquisa com a que foi divulgada no último fim de semana, constata-se que Geraldo Julio cresceu e João Paulo ficou estável. Antes, o socialista tinha 33% e o petista, os mesmos 25% de agora. Na pesquisa espontânea, modelo em que os nomes dos postulantes não são citados pelos entrevistadores, Geraldo tem 36% contra 23% de João Paulo. No comparativo com o levantamento passado, o socialista cresceu 4% e o petista caiu 1%.

TERCEIRA VIA
O deputado federal Daniel Coelho (PSDB) intensificou nos últimos dias o discurso de que vai ultrapassar João Paulo até o dia da eleição, neste domingo. Apesar do otimismo, o tucano continua na terceira colocação da pesquisa IPMN/JC. O desempenho vem melhorando a cada levantamento, mas nada que signifique uma ameaça de fato à campanha do petista ou muito menos ao prefeito e candidato à reeleição.

Na pesquisa de hoje, Daniel tem 14% das intenções de voto contra 12% e 10,4%, o que significa que ele cresceu dentro da margem de erro a cada levantamento. Se o tucano cresceu, o cenário não foi tão promissor para Priscila Krause (DEM). A deputada estadual tinha 4,5% das intenções de voto na segunda pesquisa, caiu para 3% na terceira e agora surge com 2%. Edilson Silva (PSOL) variou de 2% para 1%. Carlos Augusto Costa, (PV) Pantaleão (PCO) e Simone Fontana (PSTU) não pontuaram.

AGREGADOR DE NOTÍCIAS
“Verifica-se um crescimento de Daniel Coelho em cima do eleitorado de Priscila Krause, o que confirma a minha tese de que eles estavam disputando o voto do mesmo eleitor”, avalia Adriano Oliveira. Para o coordenador da pesquisa, o tucano não teve muito sucesso ao direcionar parte da artilharia para João Paulo. “A estratégia de Daniel de entrar no eleitorado de João Paulo não surtiu efeito. Também não tirou votos de Geraldo. Ele pode ficar estável ou recuar”, adverte.

ESPECIAL

Em relação aos votos válidos, todos os candidatos se mantém distantes de Geraldo Julio e João Paulo. Daniel Coelho tem 18% e bem atrás dele surgem Priscila Krause (2%), Edilson Silva (1%) e Carlos Augusto Costa (1%). Pantaleão e Simone Fontana não pontuaram. Na pesquisa espontânea, fora o prefeito e seu rival do PT, quem aparece mais bem posicionado também é Daniel com 13% das intenções de voto.

ANÁLISES
Essa quarta rodada de pesquisa IPMN/JC foi realizada nos dias 27 e 28 de setembro (terça e quarta-feira) e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o número PE-PE-04817/2016. No total, houve 816 entrevistas com moradores do Recife maiores de 16 anos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

ELEITOR DECIDIDO NO RECIFE
O eleitor do Recife parece um pouco mais decidido em quem votar para prefeito a menos de uma semana da eleição. A pesquisa do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) divulgada hoje em parceria com o Jornal do Commercio mostra que os recifenses dispostos a votarem em branco e nulo somam 13%, uma queda significativa em relação ao levamento anterior. Já 6% não souberam ou não quiseram responder.

O percentual de eleitores a votarem em branco ou nulo diminuiu a cada rodada feita pela pesquisa IPMN/JC. No primeiro levantamento (29 de agosto), 30,4% das pessoas entrevistadas escolheram a opção de votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. Na segunda pesquisa (18 de setembro), esse total caiu para 17,6%. Na terceira rodada (25 de setembro), um pequeno acréscimo para 21% e agora uma queda para 13%.

O total de eleitores que não sabiam responder ou que não responderam teve uma variação menor do final de agosto para cá. O índice começou em 5,9% (primeira rodada), passou para 7,2% (segunda rodada), caiu para 4% (terceira rodada) e agora está em 6%.

Antes dos eleitores irem sàs urnas, neste domingo, 2 de outubro, ainda haverá uma última rodada de pesquisa IPMN/JC. No entanto, de acordo com Adriano Oliveira, cientista político, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coodenador do levantamento, a tendência é que o cenário se mantenha como está. Esse cenário tende a beneficiar o prefeito e candidato à reeleição Geraldo Julio (PSB). “Ele dá um passo para vencer no primeiro turno”, observa o pesquisador.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA
Essa quarta rodada de pesquisa IPMN/JC foi realizada nos dias 27 e 28 de setembro (terça e quarta-feira) e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o número PE-PE-04817/2016. No total, houve 816 entrevistas com moradores do Recife maiores de 16 anos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Nenhum comentário: