terça-feira, 27 de setembro de 2016

Em Belo Horizonte, João Leite (PSDB) lidera com 33%; Alexandre Kalil (PHS) tem 25%

• Na capital mineira, disputa está entre tucano e ex-presidente do Atlético Mineiro

Pesquisa Ibope divulgada ontem mostrou que o tucano João Leite continua na liderança na intenção de votos para a prefeitura de Belo Horizonte, com 33%, seguido por Alexandre Kalil, do PHS, com 25%. A diferença em relação à pesquisa anterior, de 14 de setembro, é que o tucano permaneceu estacionado no mesmo percentual, enquanto Kali, ex-presidente do Atlético Mineiro, variou de 22% para 25%, no limite da margem de erro de três pontos percentuais.

A disputa na capital mineira está restrita aos dois candidatos, já que entre os outros nove, o maior percentual de intenção de votos é de 4%, de Eros Biondini, do PROS, e Reginaldo Lopes, do PT. Biondini já tinha 4% na pesquisa anterior, e o candidato petista oscilou um ponto para cima, de 3% para 4%.

Délio Malheiros (PSD), Luis Tibé (PTdoB) e Rodrigo Pacheco (PMDB) aparecem empatados com 3%, seguidos por Maria da Consolação (PSOL) e Sargento Rodrigues (PDT) empatados com 2%. Marcelo Álvaro Antônio (PR) e Vanessa Portugal (PSTU) têm 1% cada. Brancos e nulos são 13% a não sabem ou não responderam, 6%.

O desafio para Kalil é superar a rejeição de 31%, a maior entre os candidatos, segundo a pesquisa. João Leite é o quinto em termos de rejeição, com 19%. Entre os dois, estão Vanessa Portugal (PSTU), com 21%; Délio Malheiros (PSD), com 20%, e Luis Tibé (PTdoB), também com 20%.

O Ibope também simulou o segundo turno com os nomes dos dois primeiros colocados. João Leite teria 47% e Kalil teria 32% das intenções de voto. Votos brancos foram 15%. Não souberam responder, 6%.

Na pesquisa encomendada pela TV Globo, o Ibope ouviu 1.001 eleitores entre os dias 23 e 25 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. 

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o protocolo MG-02481/2016.

No debate entre os candidatos, que terminou na madrugada de ontem, na TV Record, os dois líderes foram alvo de ataques dos adversários. João Leite foi acusado pelo atual vice-prefeito, Délio Malheiros (PSD), de mentir sobre a atual administração, de Márcio Lacerda (PSB), usando, segundo Malheiros, dados distorcidos sobre atendimento à saúde.

Leite também teve que enfrentar o petista Reginaldo Lopes, que criticou o PSDB e chamou de “golpistas” os que defenderam e votaram pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. O tucano reagiu:

— Votei em Aécio Neves para presidente e Aloysio Nunes para vice. Dessa aliança (PT e PMDB), o PSDB não participou. Quem pariu Temer que o embale.

Nenhum comentário: