domingo, 11 de setembro de 2016

Crise em campanhas revive debate sobre financiamento eleitoral

• Tema volta com força no Congresso nos debates sobre reforma política

Isabel Braga - O Globo

BRASÍLIA A crise financeira que atinge a maioria das campanhas nas eleições municipais, as primeiras sem doações empresariais, deve reacender no Congresso Nacional o debate sobre financiamento eleitoral dentro da reforma política. Vivenciando o dia a dia das campanhas, líderes de partidos como PR e PTB voltaram a defender o retorno do financiamento empresarial.

O tema, porém, é polêmico, e líderes de partidos como PMDB, PSDB e DEM, que eram favoráveis a esse modelo, dizem que será muito difícil retomar esse tipo de financiamento neste momento, diante das denúncias da Operação Lava-Jato sobre corrupção envolvendo doações de empresas a partidos e políticos. O PT entende que o debate tem que ser feito, mas se opõe à volta de doações de empresa e quer ampliar o financiamento público das campanhas.


— Tem que reduzir o número de partidos, mas também voltar o financiamento das empresas. Prefeitos e vereadores estão desesperados, as contas não fecham. Financiamento público não resolve. Político tem que colocar a faixa na testa do segmento que representa. A eleição americana é assim — defendeu o líder do PR, Aelton Freitas (MG).

Líder do PTB, Jovair Arantes (GO) concorda que será preciso retomar o financiamento via doação de empresas:

— Estamos num país capitalista, e querem fazer eleição socialista? Isso não vai virar. A gente copia tanta coisa dos EUA, por que não copiar isso deles também? Como ficou agora, causa desequilíbrio. Quem tem dinheiro gasta. E como ficam os que não têm? O laboratório feito nestas eleições municipais não funcionou, veja o tanto de denúncia. Está afetando a célula principal da democracia, que são os municípios.

O petista Carlos Zarattini, um dos que tratam da reforma política no partido, concorda que o financiamento das campanhas será um dos pontos do debate depois das eleições, mas o partido é contra a volta das doações empresariais. Para o petista, a Câmara deve criar uma comissão especial para debater a reforma política, focando em dois pontos: a redução dos partidos e o financiamento das campanhas.

— Teremos que discutir o financiamento público. Do jeito que ficou, só quem tem dinheiro consegue fazer campanha. Devíamos nos concentrar nas propostas que reduzem o número de partidos e no financiamento — disse Zarattini.

O líder do PMDB, Baleia Rossi (SP), não vê chance da volta do financiamento empresarial, mas também entende que o debate sobre essa questão deverá acontecer.

— O financiamento das campanhas passará por uma grande prova nestas eleições municipais, mas dificilmente voltará o modelo da doação empresarial. É um modelo que se desgastou. Mas não tenho ainda o modelo ideal, qual a melhor saída para que as campanhas aconteçam. É preciso discutir — disse Baleia Rossi.

O líder do DEM na Câmara, Pauderney Avelino (AM), afirmou que os partidos não se prepararam para campanhas com custos muito reduzidos. Ele admitiu que, sem o financiamento empresarial, são beneficiados candidatos ligados a alguns nichos, como evangélicos, comunicadores ou celebridades e políticos que já têm mandato, porque são mais conhecidos. Mas não acredita na volta da doação de empresas como solução.

— Foi um tratamento de choque, porque antes não tinha teto de financiamento e agora tem. A campanha eleitoral foi reduzida ao mínimo do mínimo de gastos. Já temos o financiamento público e teremos que aprender a concorrer sem o financiamento empresarial — disse Avelino.

Nenhum comentário: