sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Crivella lidera no Rio com 28%; três rivais estão empatados em segundo

Italo Nogueira – Folha de S. Paulo

RIO - O senador Marcelo Crivella (PRB) lidera pesquisa de intenções de voto para a Prefeitura do Rio com 28% da preferência do eleitorado, de acordo com pesquisa do Datafolha divulgada nesta sexta-feira (26).

Os dados mostram que em segundo lugar estão tecnicamente empatados o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), com 11%, o também estadual Flávio Bolsonaro (PSC), com 9%, e a deputada federal Jandira Feghali (PC do B), com 7%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos.

A pesquisa foi realizada na terça (23) e quarta-feira (24), quando foram entrevistados 928 eleitores.

O candidato do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), o deputado federal Pedro Paulo (PMDB), aparece com 5%.

Ele é seguido pelos deputados Índio da Costa (PSD), com 4%, Carlos Roberto Osório (PSDB), com 3%, Alessandro Molon (Rede), com 2%, e Cyro Garcia (PSTU), com 1%. Carmen Migueles (Novo) foi citada, mas não alcançou 1%.



Segundo a pesquisa, 20% dos entrevistados declararam que votarão em branco ou nulo, enquanto 9% não sabiam ainda quem escolher.

Os dados do Datafolha mostram que Crivella tem seu eleitorado entre os menos instruídos –preferência de 38% entre os que estudaram até o ensino fundamental– e com renda mais baixa.

Entre os entrevistados com faixa de renda familiar de até dois salários mínimos, 34% declararam voto no senador.

Crivella busca pela terceira vez a Prefeitura do Rio. Ele tenta superar a rejeição ao seu nome em razão do vínculo com a Igreja Universal, da qual é bispo licenciado. Segundo a pesquisa, 22% não votariam no candidato.

Já Freixo se destaca entre os mais instruídos, com 25% da preferência do eleitorado com ensino superior completo. Também é o mais citado entre os mais ricos, chegando a 28% dos entrevistados com renda familiar superior a dez salários mínimos.

O candidato do PSOL polarizou com Paes a eleição de 2012. Ele obteve na ocasião 28% dos votos válidos.

Flávio Bolsonaro, filho do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC), não lidera em nenhum grupo, mas seu desempenho é melhor no eleitorado mais jovem e mais instruído.

Rejeição
Conhecido por 66% do eleitorado, Pedro Paulo é o candidato mais rejeitado, com 28%. Ele sofreu uma investigação de quase um ano sob suspeita de agressão contra a ex-mulher. O caso foi arquivado recentemente no Supremo Tribunal Federal –sua rejeição é semelhante entre o eleitorado dos dois sexos.

Pedro Paulo aposta nas bandeiras da gestão de Paes para crescer nas pesquisas. A pesquisa foi feita após o fim da Olimpíada, mas o sucesso dos jogos ainda não beneficiou o candidato do prefeito.

O Datafolha mostra que 31% do eleitorado aprovam a atual gestão do peemedebista, um recuo de seis pontos percentuais em relação a julho de 2014, mês da última pesquisa. Segundo o instituto, 42% do eleitorado avalia como regular a administração Paes, enquanto 26% reprova. A nota média atribuída ao atual prefeito é 5,4.

Nenhum comentário: