quarta-feira, 20 de julho de 2016

Para Freire, declaração de Dilma sobre o parlamentarismo é “retrograda” e “obtusa”

- Portal do PPS

O presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP), classificou de “retrograda” e “obtusa” a declaração da presidente afastada Dilma Rousseff sobre o parlamentarismo. A petista disse nesta segunda-feira para uma plateia de estudantes do ABC paulista que o processo de impeachment contra ela é uma “ambição muito forte pelo parlamentarismo”.

“A declaração de Dilma não causa nenhuma surpresa porque ela é realmente uma pessoa retrograda. A sua incompetência era proverbial. Agora, que se tivesse esse ranço regressivo evidentemente não sabíamos. Como alguém imagina que em pleno século XXI existe salvador da pátria”, ironizou Freire.

Para a presidente afastada, “no Brasil, todas as transformações ocorreram através do voto majoritário do presidente da República”.

“Achar que o Poder Executivo forte produz transformações na sociedade é de uma mentalidade obtusa. Porque em nenhum país do mundo, democrático e avançado, se tem esse conceito e essa prática. Ao contrário, o parlamentarismo é uma superação de todas as distorções que os salvadores da pátria promovem nos países com o sistema presidencialista”, afirmou.

Segundo Freire, a América Latina é um “exemplo patente de todo o atraso e retrocesso” que envolve o sistema presidencialista. “É lamentável Dilma pensar assim”, afirmou.

Nenhum comentário: