segunda-feira, 11 de julho de 2016

João Leite lidera corrida à PBH e Alexandre Kalil é grande surpresa

• Tucano registra 26,3% das intenções e pré-candidato do PHS soma 9,2%

Redação – O Tempo

Os candidatos do PSDB, João Leite, e do PHS, Alexandre Kalil, largaram na frente na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte. Eles lideram os cenários de primeiro turno e vencem todos os rivais nas simulações de segundo turno testadas pelo DataTempo/CP2. A menos de quatro meses da disputa, as candidaturas ainda estão se consolidando, mas já é possível prever um cenário de luta acirrada pelo comando da capital.

Beneficiado pelo fato de já ter sido candidato a prefeito duas vezes e ter longa trajetória na política, o deputado estadual João Leite aparece à frente em todos os cenários e vence as disputas de segundo turno contra todos os concorrentes. O tucano já disputou um segundo turno na eleição de 2000, quando acabou derrotado por Célio de Castro (PSB). Quatro anos depois, abriu a campanha em ampla vantagem, assim como agora, mas acabou perdendo ainda no primeiro turno para Fernando Pimentel (PT).


Já o empresário e ex-presidente do Atlético Alexandre Kalil disputa o cargo pela primeira vez. Mesmo sem mandatos eletivos, ele já entra na disputa em segundo lugar nos cenários de primeiro turno, à frente de políticos tradicionais da capital, e perde apenas para João Leite nas simulações de segundo turno.

A pesquisa também mostra desempenhos modestos de candidatos do PT e PMDB, que travam uma disputa nacional pelo comando do país. Os deputados federais Reginaldo Lopes e Rodrigo Pacheco, respectivamente, iniciam a disputa numericamente atrás do candidato do prefeito Marcio Lacerda, o empresário Paulo Brant (PSB), outro que tenta furar o monopólio de políticos de carreira.

Os números. Na pesquisa realizada entre os dias 1º e 6 de julho, com 1.800 eleitores da capital, João Leite soma 26,3% no primeiro cenário testado, com 12 candidaturas. Alexandre Kalil (PHS) vem logo atrás, com 9,2%, tecnicamente empatado com a pré-candidata do PCdoB Jô Moraes, que resiste em disputar mais uma eleição.

Eros Biondini (PROS), com 5,9% e Sargento Rodrigues (PDT), com 5,3% aparecem na sequência. Os dois conversaram nas últimas semanas e podem até disputar em uma chapa única. O mesmo índice do pedetista foi registrado pelo deputado estadual Mário Henrique Caixa (PV), que desistiu de ser candidato, depois de a pesquisa já estar nas ruas. A tendência é que Caixa apoie Kalil.

O vice-prefeito Délio Malheiros (PSD) registrou 3,3%, seguido por Paulo Lamac (Rede), com 2,6%. Marcelo Álvaro Antônio (PR) 2%, Paulo Brant (PSB), com 1,4%, Reginaldo Lopes (PT), com 1%, e Rodrigo Pacheco (PMDB), 0,6%, completam a lista. Brancos, nulos e aqueles que dizem apenas que não votarão em ninguém somam 20,8% das intenções. Os indecisos são 7,1% e os que não quiseram responder em quem depositarão sua confiança somam 0,5% dos entrevistados.

Menos pulverizado. Como as conversas continuam entre os partidos e o registro das candidaturas pode ser feito até 15 de agosto, o DataTempo também simulou um cenário de primeiro turno com apenas cinco candidatos. Na provável situação, João Leite somaria 38,8% dos votos se a eleição fosse hoje. Já Alexandre Kalil parte com 15,4% da preferência. Paulo Brant teria 4,1% das intenções, Reginaldo Lopes registraria 2,6% e Rodrigo Pacheco (PMDB) teria 2,1%. Neste cenário, brancos e nulos somariam 28,9%, os indecisos são 8% e os que não responderam alcançam 0,2%.

Mano a mano. O DataTempo registrou vários cenários de segundo turno. No primeiro deles, João Leite, após anúncio de sua pré-candidatura feito pelos senadores Aécio Neves e Antonio Anastasia, registraria 47,3% no enfrentamento com Kalil, que, sem fazer nenhum ato de campanha, atingiria 20,9%. Nas demais simulações, tanto o candidato do PHS quanto o do PSDB vencem todos os concorrentes. Paulo Brant lidera em dois cenários: contra Reginaldo Lopes e Rodrigo Pacheco. O peemedebista derrota apenas o petista.

Registro. O DataTempo/CP2 ouviu 1.800 eleitores com mais de 18 anos, em todas as regiões de Belo Horizonte, entre 1 e 6 de julho, o que permite um erro amostral de 2,31% e um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número MG-02528/2016.

Nenhum comentário: