segunda-feira, 11 de julho de 2016

Em rede social, prefeito do Rio fala para morador insatisfeito se mudar

Nicola Pamplona – Folha de S. Paulo

RIO - Em resposta a críticas no Twitter, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), sugeriu a um morador insatisfeito que se mude da cidade.

O morador, identificado na rede social como Caio Dantas, escreveu em sua página que "90% do nojo" que tem pela cidade é responsabilidade de Paes.

"Se muda, pô!", rebateu o prefeito, que passou o fim da tarde deste domingo (10) interagindo no Twitter. Uma hora depois, ao ser questionado por outro usuário da rede social, Paes tentou amenizar: "(Ele) disse que quer se mudar. Por mim, fica".

Mas reclamou das críticas ao tom de suas respostas. "Deixa de ser mal humorado, pô. Toma um chope, joga uma pelada, dorme cedo, vai à igreja, dá uma namorada. Domingo pode".

Em outra resposta, a uma mulher que lhe perguntou sobre viagens a Paris, disse que "está me confundindo".

Fotos tiradas na capital francesa escancaram as relações entre o ex-governador Sergio Cabral e o empreiteiro Fernando Cavendish, preso pelaOperação Lava Jato.

Na manhã deste domingo, Paes recebeu alta do Hospital Samaritano, na zona sul, onde realizou cirurgia para retirada de pedra no rim.

Maricá, 'uma merda de lugar'
Em março deste ano, Paes pediu desculpas à população pelos termos usados em conversa por telefone que teve com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi tornada pública no âmbito da Operação Lava Jato.

Na conversa, o prefeito do Rio disse que Lula tinha "alma de pobre" por supostamente ter um sítio em Atibaia (SP), que a cidade de Maricá é uma "merda de lugar", que a presidente Dilma e o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), são mal-humorados e que este último tem "uma mão gorda".

"Agora, da próxima vez, o senhor me para com essa vida de pobre, com essa tua alma de pobre, comprando esses barcos de merda, sitiozinho vagabundo", disse o prefeito no telefonema. Paes continuou: "Eu, todo mundo fala aqui no meio, eu falo o seguinte: imagina se fosse aqui no Rio esse sítio dele, não é em Petrópolis, não é em Itaipava, é como se fosse em Maricá".

Em seu pedido de desculpas, Paes disse que a conversa foi feita em caráter privado, em tom de brincadeira e como uma gentileza a Lula. Ele considerou que suas palavras foram de "profundo mau gosto" e disse que teceu "comentários que não fazem parte de sua personalidade". O prefeito afirmou que suas declarações lhe geram "arrependimento", "vergonha" e "constrangimento".

Dias depois da revelação da conversa, moradores de Maricá (RJ), na região metropolitana do Rio, aproveitaram o Sábado de Aleluia para demonstrar que não aceitaram o pedido de desculpas feito por Paes (PMDB). Os moradores fizeram a malhação de Judas com boneco de Eduardo Paes.

Nenhum comentário: