terça-feira, 7 de junho de 2016

Temer tem de ser inflexível com a corrupção – Editorial / O Globo

• Surgem mais histórias sobre a cúpula do PMDB em esquemas de desvio de dinheiro público, e por isso o presidente precisa impedir que governo seja contaminado

A enorme ambiguidade que vive o PMDB, partido de Michel Temer, de substituir o PT no Planalto, na tramitação do impeachment de Dilma, mas ter sido sócio de petistas em esquemas tenebrosos de corrupção, principalmente no que ajudou a desestabilizar a Petrobras, impõe ao presidente interino um comportamento inflexível em questões éticas — ele não pode vacilar diante do envolvimento de ministros ou assessores próximos com a malversação de dinheiro público.

Ao assumir, no afastamento de Dilma Rousseff decidido pelo Senado, Temer foi logo testado com as primeiras revelações de conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, enquanto acertava sua delação premiada com o Ministério Público.


Senador tucano pelo Ceará que se transferiu para o PMDB, Machado sempre foi tido como homem do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na Petrobras, da qual a Transpetro é subsidiária.

O ex-senador Machado cumpriu papel de homem-bomba ao gravar conversas comprometedoras no núcleo do poder. Temer chegou a titubear assim que circularam diálogos em que o ainda ministro do Planejamento Romero Jucá, senador peemedebista por Roraima, licenciado, defendia um pacto delirante pelo qual Executivo e Supremo trabalhariam para abafar a Lava-Jato. Apesar da visível resistência do Planalto a demitir Jucá, ele foi exonerado.

Depois, viria o caso do ministro da Transparência, ex-CGU, Fabiano Silveira, também defenestrado por ser vítima do gravador de Machado. E pelo mesmo delito: conspirar contra a Lava-Jato, apoiada incondicional e publicamente pelo presidente interino.

Temer fez certo até aqui, mas ele começa agora a enfrentar testes mais duros, porque se amplia a divulgação de fatos nada republicanos em torno da cúpula do próprio PMDB. O procurador-geral, Rodrigo Janot, por exemplo, acaba de pedir abertura de inquérito sobre Renan Calheiros, Jucá e até o ex-presidente José Sarney, este já sem foro especial.

Machado, em depoimento, revelou que subtraiu dos cofres da Transpetro R$ 70 milhões para distribuí-los entre Renan, Jucá e Sarney. Outros beneficiados foram os também senadores peemedebistas Edison Lobão (MA) e Jader Barbalho (PA). E há, ainda, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, ligado à corrupção do petrolão, segundo Rodrigo Janot, e que por isso pediu inquérito sobre ele. Existe, também, a titular da Secretaria das Mulheres, Fátima Pelaes, investigada por desviar dinheiro de emendas parlamentares. Temer ontem decidiu mantê-los. Deveria pensar melhor.

Em entrevista à “Folha de S.Paulo”, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse que está acertado no governo que todo atingido pela Lava-Jato terá de pedir demissão. Caso contrário, será demitido. Deve valer para qualquer outro caso de corrupção.

É a melhor postura. Porém, a decisão tomada por Temer com relação a Henrique Alves e Fátima Pelaes é preocupante. O governo anda equilibrando-se no arame: necessita de votos para confirmar o impeachment e aprovar as reformas imprescindíveis, mas não conseguirá se manter se compactuar com a corrupção.

Nenhum comentário: