quinta-feira, 16 de junho de 2016

Políticos de 8 siglas na mira

• Veja os nomes apontados por Sérgio Machado como recebedores de propina

Bruno Góes - O Globo

As explosivas acusações do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado sacudiram ontem o mundo político e colocaram em xeque a conduta de 23 políticos de oito partidos (PMDB, PT, DEM, PSDB, PP, PSB, PCdoB e PDT), suspeitos de receber ou intermediar propina. Ligado a peemedebistas, Machado afirmou, em delação, que o presidente interino, Michel Temer, teria pedido dinheiro de propina para a campanha de Gabriel Chalita, hoje no PDT, à prefeitura de São Paulo, em 2012.

Entre os acusados, Machado citou cinco políticos do Rio, estado com forte presença da indústria do petróleo: Jorge Bittar (PT), Luiz Sérgio(PT), Jandira Feghali (PCdoB) e o governador interino Francisco Dornelles (PP). Segundo Machado, todos teriam recebido dinheiro de propina da Queiroz Galvão.

Além de admitir ter ajudado figuras importantes do PMDB, como Renan Calheiro e José Sarney, Machado também revela que atuou para captar propina a líderes da oposição, como Aécio Neves (PSDB) e Agripino Maia (DEM), e parlamentares do PT, como a ex-ministra Ideli Salvatti (SC) e o ex-deputado Candido Vaccarezza. Ao PMDB, Sérgio Machado disse ter repassado mais de R$ 100 milhões em propina.


Nenhum comentário: