segunda-feira, 23 de maio de 2016

Ricupero rebate críticas de Amorim a 1º discurso de Serra como chanceler

Patrícia Campos Mello – Folha de S. Paulo

SÃO PAULO - O embaixador Rubens Ricupero, principal conselheiro do chanceler José Serra, contestou artigo publicado pelo ex-chanceler Celso Amorim (1993-95 e 2003-11) na Folha neste domingo (22). No texto, Amorim critica "o afã em aderir a mega-acordos regionais como o TPP (Tratado Transpacífico )", que tem 12 países.

Segundo o diplomata, Serra não diz que pretende negociar a entrada do Brasil no TPP. "A ideia é apenas se aproximar desses países", diz Ricupero, que foi secretário-geral da Unctad (Conferência da ONU sobre Comércio e Desenvolvimento), ministro da Fazenda e do Meio Ambiente.

Em relação às críticas que Amorim fez às notas do Itamaraty que rechaçavam comentários dos países da aliança bolivariana, Ricupero afirma: "É inacreditável um [ex-]ministro que aplaude um ataque estrangeiro ao Brasil". Países como Bolívia e Venezuela questionaram a legitimidade do processo de impeachment de Dilma Rousseff.


O ex-ministro também respondeu às criticas ao estudo de custos que pode resultar em fechamento de embaixadas abertas pelos governos de Lula e Dilma. "O que adianta ter embaixada se não há dinheiro para pagar a contas?", indagou.

Em seu artigo, Amorim irozina que o Brasil voltará "ao cantinho de onde nunca deveria ter saído", referindo-se a uma posição subalterna no cenário internacional.

"Uma coisa é você ter sobriedade e realismo, outra é querer dar um passo maior que a perna", disse Ricupero.

Segundo ele, o Brasil é uma potência quando se refere ao tema do ambiente, mas não se aproveitou dessa oportunidade durante Lula e Dilma. "Eles foram tímidos e defensivos."

Ele rebateu a ideia de que Serra, que acusava a política externa do PT de ser ideológica, agora proponha uma aproximação com governos de centro-direita, o que seria também uma "ideologização".

"Lula e Amorim buscavam uma relação especial com países como Nicarágua e Cuba, com os quais não temos quase nada em comum", disse.

"Já Argentina e México são as duas principais economias da região e são governos dispostos a negociar com o Brasil. Argentina seria prioritária com Cristina Kirchner ou Mauricio Macri."

Nenhum comentário: