quinta-feira, 26 de maio de 2016

PSDB decide processar Machado por ‘cretinices’

• Na conversa, Renan disse: ‘Aécio está com medo’; ontem, desculpou-se

Maria Lima, Júnia Gama - O Globo

-BRASÍLIA- No PSDB, há uma avaliação de que existe um direcionamento nas conversas gravadas por Sérgio Machado para atingir o partido. No entanto, tucanos afirmam que a relação com o ex-presidente da Transpetro foi interrompida há mais de uma década e que, portanto, não há motivos para maiores inquietações. No trecho divulgado pelo jornal “Folha de S. Paulo” sobre a conversa entre Machado e Renan Calheiros, o presidente do Senado afirma: “Aécio está com medo”.

Renan completa: “(Me procurou) ‘Renan, queria que você visse para mim esse negócio do Delcídio, se tem mais alguma coisa’”. Aécio se referia, segundo Renan, à delação do senador Delcídio Amaral (ex-PT-MS), que fez citação ao tucano.


Na conversa com o ex-presidente José Sarney, também revelada ontem pela “Folha de S. Paulo”, Sérgio Machado fiz que os tucanos “sabem que são a próxima bola da vez”. Na conversa com Romero Jucá, revelada segunda-feira, Machado dizia que o “primeiro a ser comido” pelas delações seria o senador Aécio Neves e indagava: “Quem não conhece o esquema do Aécio?”, sem dar detalhes.

Parlamentares do PSDB dizem que a diferença entre uma eventual citação por parte de Machado e a de Delcídio reside no fato de que, por ter convivido muito proximamente com os senadores até meses atrás, qualquer menção por parte de Delcídio seria mais “verossímil” e, portanto, poderia provocar mais dor de cabeça.

Apesar disso, o tom contra Machado subiu ontem. O partido informou, em nota, que entrará na Justiça contra ele. O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), disse que depois de roubar por anos seguidos, o ex-presidente da Transpetro quer agora arrastar inocentes para ter redução de penas.

— Cretinice própria dos bandidos. Não apresenta um fato sequer, faz apenas referências vagas para tentar levar todos para o lugar onde ele está: a lama. E da lama não sairá, porque roubou todos esses anos e de forma torpe tenta incriminar inocentes para ter redução da pena e escapar da cadeia além de salvar algum dinheiro que roubou do povo brasileiro. Bandido da mais alta periculosidade — disse Cunha Lima.

O ataque a Machado revela postura distinta à que foi adotada em relação a Delcídio Amaral, que inclusive recebeu ajuda de senadores do partido, que tentaram atrasar o processo de cassação dele no Conselho de Ética. Os tucanos negam, no entanto, todas as acusações e insinuações feitas por ambos.

— Há mais de dez anos que nós não encontramos o Sérgio, então é muito difícil ele falar qualquer coisa que envolva o partido. Já no caso do Delcídio, até ontem a gente convivia de perto. Qualquer citação que ele fizer pode dar trabalho, porque terá mais verossimilhança — aponta um tucano.

A cúpula tucana atribuiu as declarações de Machado a mais uma tentativa do delator de valorizar sua colaboração, tentando induzir Sarney, grampeado por ele, a fazer considerações sobre o PSDB e o presidente do partido, Aécio Neves (MG).

Renan pede desculpas
Em nota, a direção do PSDB diz que “fica cada vez mais clara a tentativa deliberada e criminosa do senhor Sérgio Machado de envolver em suspeições o PSDB e o nome do senador Aécio Neves, em especial, sem apontar um único fato que as justifique. As gravações se limitam a reproduzir comentários feitos pelo próprio autor, com o objetivo específico de serem gravados e divulgados. É inaceitável essa reiterada tentativa de acusar sem provas em busca de conseguir benefícios de uma delação premiada. Por isso será acionado pelo partido na Justiça”.

A nota divulgada pelo PSDB diz ainda que, sobre a referência ao diálogo entre os senadores Aécio e Renan, “o senador Aécio manifestou a ele o que já havia manifestado publicamente inúmeras vezes: a sua indignação com as falsas citações feitas ao seu nome”.
A assessoria de Renan soltou nota no mesmo sentido, dizendo que ele “se desculpa porque se expressou inadequadamente”. “Ele (Renan) se referia a um contato do senador mineiro que expressava indignação — e não medo — com a citação do ex-senador Delcídio”, diz o texto.

— Na gravação, o Sérgio faz as formulações tentando induzir a respostas. E mesmo que o interlocutor que está sendo gravado não concorde, ele deixa a insinuação no ar. Isso é inadmissível! — protestou Aécio.

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), disse que Machado saiu por aí gravando “os amigos” para ver se arrancava novidade para sua delação.

Nenhum comentário: