quinta-feira, 12 de maio de 2016

Por 55 votos contra 22, Senado aprova abrir processo de impeachment

Por Vandson Lima, Thiago Resende e Cristiane Agostine – Valor Econômico

BRASÍLIA - Por 55 votos a 22, ou mais de dois terços, o Senado Federal decidiu dar prosseguimento à denúncia contra a presidente Dilma Rousseff no processo de impeachment. A votação foi feita por meio de painel eletrônico.

Com isso, Dilma será notificada ainda hoje para deixar o cargo por até 180 dias. O primeiro secretário do Senado, senador Vicentinho Alves (PR-TO), levará ao Palácio do Planalto a notificação da decisão do Senado, que deverá ser recebida pela própria Dilma. Logo depois, Vicentinho levará uma comunicação ao vice-presidente da República, Michel Temer, dando-lhe ciência de que ele passa a ser o presidente em exercício, até que o Senado julgue a presidente de forma definitiva.

O afastamento de Dilma ocorre 24 anos após o de Fernando Collor de Mello, em 1992. Collor, hoje senador pelo PTC, votou pela admissibilidade do processo de impeachment. A sessão do Senado para votar o tema foi iniciada na quarta-feira por volta das 10h da manhã e durou 20 horas e 34 minutos. Dos 77 votantes, 71 senadores falaram na tribuna.

O resultado representa um duro golpe para os governistas, que esperavam, ao menos, evitar que 54 senadores ou mais votassem pela instauração, já que esta é a marca necessária para, ao fim do processo, cassar definitivamente o mandato de Dilma.

Dilma fará um pronunciamento ainda hoje, por volta das 10 horas, no Palácio do Planalto. Em seguida, divulgará um vídeo nas redes sociais, conforme informações da Presidência da República.

Nenhum comentário: