terça-feira, 17 de maio de 2016

Pedro Parente, ex-ministro de FH, deve assumir presidência da Petrobras

• Engenheiro coordenou programa de racionamento de energia em 2001

Gabriela Valente, Ramona Ordoñez - O Globo

-BRASÍLIA E RIO- Ministro em três diferentes ocasiões no governo Fernando Henrique Cardoso, Pedro Parente deve ser anunciado como o novo presidente da Petrobras. Se confirmado, substituirá o atual comandante da empresa, Aldemir Bendine, com a missão de melhorar a imagem da companhia no mercado financeiro. Segundo fontes ouvidas pelo GLOBO, a decisão teria sido tomada na tarde de ontem pelo presidente interino Michel Temer. A assessoria diz oficialmente que ainda não houve nenhuma definição, mas não descarta o nome.

Temer decidiu trocar logo o comando da estatal. A escolha de Parente para a Petrobras já circulava também no setor privado, entre fontes do setor elétrico.

Engenheiro formado pela Universidade de Brasília (UnB), Pedro Parente foi três vezes ministro no governo Fernando Henrique Cardoso. Comandou o Planejamento, Minas e Energia e a Casa Civil. Tem experiência com grandes crises. Coordenou o comitê responsável por administrar a crise de energia elétrica e organizar as regras do racionamento de 2001.

Em 2001, Petrobras foi chave
Depois que saiu do governo, Pedro Parente foi vice-presidente executivo do grupo RBS, onde coordenou sua reestruturação financeira. Também foi presidente da Bunge.

No racionamento de 2001, lembra um executivo do setor elétrico, Parente baseou o programa nas térmicas a gás natural da Petrobras, deixando de lado a Eletrobras. Na ocasião, a estatal do setor elétrico passava por dificuldades por estar proibida pelo governo de investir em novos projetos de expansão do sistema, pois suas subsidiárias (Chesf, Furnas, Eletronorte e Eletrosul) estavam sendo preparadas para serem privatizadas.

Justamente por essa experiência na condução do racionamento de energia em 2001 e pelos anos que passou no setor privado desde que deixou o governo, Pedro Parente é visto como um nome que pode recuperar a empresa, que está em crise por causa do escândalo de corrupção apurado pela Operação Lava-Jato, da Polícia Federal. O quadro se agravou diante de um cenário desfavorável do mercado, com a alta no preço do petróleo no mercado internacional e a recessão no Brasil.

A possível mudança no comando da Petrobras surpreendeu a direção da estatal, que está em plena elaboração do novo Plano de Negócios 2016/ 2017. Hoje, tem reunião de diretoria da Petrobras.

Nenhum comentário: