quarta-feira, 4 de maio de 2016

Janot pede investigação de Dilma por suspeita de obstruir Justiça

• Lula e Cardozo também são alvo de pedido, baseado em delação de Delcídio

Jailton de Carvalho e Carolina Brígido - O Globo

BRASÍLIA- O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de abertura de inquérito para investigar a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o advogado-geral da União, ministro José Eduardo Cardozo.

No pedido, que deve ser analisado nos próximos dias, Janot cita suposta obstrução à Justiça na tentativa de atrapalhar as investigações da Lava- Jato na nomeação de Lula para a Casa Civil. As acusações foram feitas pelo senador Delcídio Amaral ( sem partido), que se tornou delator da Lava- Jato após ser flagrado tentando comprar o silêncio do ex- diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

Janot também menciona a nomeação do ministro Marcelo Navarro para o Superior Tribunal de Justiça. Delcídio disse, na delação, que Navarro foi nomeado sob compromisso de conceder liberdade a donos de empreiteiras presos. Ele nega.

O pedido de abertura de inquérito será analisado pelo ministro Teori Zavascki, relator da Lava- Jato no STF. A investigação é sigilosa, por envolver telefonemas entre Dilma e Lula, divulgadas pelo juiz Sérgio Moro em 17 de março.

Nas gravações, Dilma diz a Lula que enviará o termo de posse para o seu uso, em caso de necessidade. A nomeação de Lula para a Casa Civil daria a ele foro privilegiado, retirando a investigação das mãos do juiz Sérgio Moro. Seis dias depois, Teori decretou o sigilo das interceptações.

Em parecer enviado ao STF no mês passado, Janot afirmou que houve desvio de finalidade na nomeação de Lula. Para o procurador, o governo operou em várias frentes para tentar prejudicar as investigações contra o ex-presidente.

“A nomeação e a posse do ex-presidente foram mais uma dessas iniciativas, praticadas com a intenção, sem prejuízo de outras potencialmente legítimas, de afetar a competência do juízo de primeiro grau e tumultuar o andamento das investigações criminais no caso Lava Jato”, escreveu Janot.

Inquérito-mãe
O pedido para investigar Cardozo se baseia em informações de Delcídio. Na delação, o senador relatou que o atual advogado-geral da União fez diversas movimentações para soltar presos da Lava- Jato quando era ministro da Justiça.

A PGR também pediu inclusão de Lula e mais 29 políticos acusados de envolvimento com fraudes na Petrobras no chamado inquérito- mãe da Lava- Jato, que apura se houve o crime de organização criminosa.

Esse inquérito passará a ter 69 investigados. Além de Lula, também deverão ser investigados ministros próximos da presidente, como Jaques Wagner (chefe de gabinete da Presidência), Ricardo Berzoini ( Secretaria de Governo) e Edinho Silva ( Comunicação Social), além do assessor especial da Presidência Giles Azevedo e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha ( PMDB- RJ). A suspeita é de que havia uma quadrilha especializada em desviar recursos da Petrobras.

Nenhum comentário: