terça-feira, 17 de maio de 2016

Gustavo Vale vai para o comando do Banco do Brasil

• Integrantes da equipe econômica serão anunciados hoje. Ilan Goldfajn é dado como certo no BC

Gabriela Valente e Martha Beck - O Globo


-BRASÍLIA- O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, divulga hoje os nomes de sua equipe, incluindo o presidente do Banco Central e dirigentes dos principais bancos públicos. Até ontem à noite, era dada como certa a ida do atual presidente da Infraero para o comando do Banco do Brasil, no lugar de Alexandre Abreu. Gustavo do Vale é uma opção de consenso no governo e não desagradaria ao corpo técnico do BB. Tem ligações com PMDB, mas também foi vice-presidente de Tecnologia da instituição. Para a presidência da Caixa Econômica Federal, será nomeado Gilberto Occhi.

Com dificuldades para montar o time, Meirelles adiou o anúncio para hoje. Na Fazenda, a mudança significativa só deve ocorrer na Secretaria de Política Econômica (SPE). Ela será dividida entre o ex-diretor do Banco Central Carlos Hamilton Araújo e o especialista em contas públicas Mansueto Almeida.

Meirelles pretende manter boa parte do grupo que estava com o ex-ministro Nelson Barbosa. Os secretários da Receita Federal, Jorge Rachid, de Assuntos Internacionais, Luís Balduíno, e do Tesouro Nacional, Otávio Ladeira, devem permanecer. No BC, é dada como certa a escolha do economista-chefe do Itaú Ilan Goldfajn, mas a questão da autonomia do BC dificultou que o martelo fosse batido. Até mesmo a permanência de Alexandre Tombini chegou a ser considerada.

O ministro do Planejamento, Romero Jucá, já definiu sua nova equipe: a secretaria-executiva da pasta será comandada por Dyogo Oliveira, que ocupava o mesmo cargo no Ministério da Fazenda na gestão do ex-ministro Nelson Barbosa; o Ipea passará a ser presidido por Manoel Pires, que também era da equipe de Barbosa; Wasmália Bivar continuará presidente do IBGE. Na Secretaria de Orçamento Federal, George Aguiar Soares, funcionário de carreira assumirá o comando. Na Secretaria de Planejamento e Investimento, será nomeado Francisco Franco, que era titular da SOF até agora.

Nenhum comentário: