quinta-feira, 19 de maio de 2016

EUA e Argentina rejeitam na OEA tese de golpe no Brasil

• Para americano, processo de afastamento de Dilma respeitou a democracia

Henrique Gomes Batista - - O Globo

-WASHINGTON- Representantes dos Estados Unidos e da Argentina defenderam ontem a legalidade do processo de impeachment, que levou ao afastamento da presidente Dilma Rousseff. Em debate na Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, o americano Michael Fitzpatrick disse que não há nada parecido sequer com um “golpe brando” no Brasil.

— O que está ocorrendo no Brasil foi feito seguindo o processo legal e respeitando a democracia — disse Fitzpatrick, que, para destacar a normalidade do processo de impeachment, lembrou que os próprios americanos já viveram dois processos semelhantes.

Segundo o embaixador brasileiro na OEA, José Luiz Machado e Costa, o debate começou quando o Paraguai leu posição a favor da normalidade do afastamento de Dilma. Na sequência, representantes de Venezuela, Honduras e Bolívia afirmaram que há um golpe contra a democracia. Então, o embaixador brasileiro defendeu a normalidade do processo, algo que também foi feito pelos representantes de Argentina e EUA.

À agência EFE, o americano defendeu que foi seguido todo o processo legal constitucional:

— Não acredito que há um golpe de Estado brando ou de outro tipo. O que ocorreu no Brasil foi feito seguindo o processo legal constitucional e respeitando completamente a democracia — disse Fitzpatrick.

Nenhum comentário: