sexta-feira, 13 de maio de 2016

Entrevista Fernando Henrique Cardoso

Novo governo: ‘O Temer tem que fazer um milagre’

Por Silvia Amorim e Tiago Dantas – O Globo

SÃO PAULO — No dia em que Michel Temer assumiu a Presidência, FH defendeu que se o novo governo não responder às expectativas, o PSDB, hoje aliado, deve ‘cair fora’. Em entrevista ao GLOBO, dá um voto de confiança ao novo Ministério, mas afirma que quem virar réu ‘não pode ficar’. Sobre a presidente afastada Dilma Rousseff, diz que ela não cometeu crime, mas foi responsável por políticas erradas

• No fim de semana, o sr. levou a Temer uma insatisfação do PSDB com a formação do novo Ministério. Essa reforma anunciada hoje (quinta-feira) é a que o Brasil precisa?

O que vimos foi corte de ministros pela perda de prerrogativa de foro, como o presidente do Banco Central, e outros ministérios sendo fundidos. Isso é para inglês ver. Economia (de recursos) é outra coisa, o número de comissionamento é enorme. Eles dizem que vão cortar. Isso é mais importante do ponto de vista de dinheiro do que o número de ministérios.

• Reduzir a máquina tem sido uma demanda da sociedade. Agir dessa forma pode atrapalhar o sucesso desse governo, que já não tem popularidade?

Tudo vai depender da exemplaridade do governo. Temer tem que fazer do limão uma limonada, transformar seu governo em um governo aceito pela população pela sua capacidade de resolver problemas difíceis. E ele vai precisar de apoio para isso. Essa foi a posição do PSDB. Não pode votar pelo impeachment e não apoiar o novo governo.

• Por que o PSDB precisa entrar no governo e não só dar apoio no Congresso?

Se não entra no governo, perde credibilidade no público. Eu disse: tem que entrar para o governo com a disposição de sair. Não é entrar para ficar. O governo tem que cumprir certas funções. Tem que ter rumo.

• Mas o partido, então, está assumindo um risco?

O PSDB está ciente desse risco. Não estamos num momento qualquer do Brasil. Acho que o PSDB tem que dar a cara. Se desse mais acharia melhor. Aécio (Neves) teve 50 milhões de votos. Ele podia pedir mais (espaço). Não teve condição por causa do enxugamento da máquina. Se o governo não funcionar, (o PSDB) cai fora.

• É motivo para o PSDB cair fora se o Temer quiser a reeleição?

Eu não acho isso porque sou favorável à reeleição. Se ele for muito bem, ninguém segura. Mas acho pouco provável, ele não tem tempo para isso, a situação é muito difícil, o próprio Temer já tem uma certa idade. Não creio que ele tenha interesse.

• O sr. já disse que acha a presidente Dilma uma pessoa honesta. Mantém essa avaliação?

Sim. Mas ela é responsável por políticas erradas e está pagando por isso. Ela é inocente, não está sendo acusada de crime nenhum. Ela foi irresponsável frente ao Orçamento. Agora, por trás de tudo está o resto: o governo perdeu o controle.

• Como o sr. acha que Dilma vai entrar para a História?

Ela respeitou a Justiça, não fez pressão na Lava-Jato. Isso é um mérito. Não sei se fica muito mais coisa. É desagradável ter impeachment da primeira mulher que foi eleita.

• E o Lula, como sai?

Lula está enterrando a história dele, mas não a apaga completamente. Tem que deixar o tempo passar.

• Como o sr. viu o discurso de Dilma?

Está saindo como resistente. Ela estava forte, firme. O Lula me pareceu um pouco preocupado, o tempo todo nervoso. Ele provavelmente estava pensando que tinha pouca gente ali. As ruas estão calmas. Não aconteceu nada. O PT inventou uma narrativa: é golpe. Eles estão desempenhando o papel de concretizar essa narrativa. Uma narrativa que não se sustenta.

• Temer tem espaço para errar?

Não. A população quer coisas concretas. Ele não pode esquecer da corrupção, que foi o fermento da crise com o desemprego. Emprego não dá para resolver de um momento para o outro. Mas ter uma posição firme contra a corrupção é importante. Em dois anos e meio a sociedade não vai exigir que ele faça o que não dá. Mas tem que dar sinais em certas áreas: investimento e reformas política e fiscal.

• Nomear ministros investigados na Lava-Jato é uma posição firme contra a corrupção?

O Temer tem que fazer um milagre. Está numa circunstância em que o poder dele depende do Congresso. Tem que compor no Congresso porque não tem outra base. Não foi eleito, não é líder popular.

• Isso não passa uma ideia de mesmice em relação ao governo Dilma?

Estamos numa fase em que todo mundo é acusado. Tem que ver a consistência. Virou réu, não pode ficar. Estou vendo com reservas (as nomeações). O Ministério tem que ter pessoas sérias, competentes, capazes de manejar a máquina e o Congresso.

• Existe risco de a Lava-Jato ser abafada nesse governo de investigados?

Isso não é uma opção. Esse negócio de abafar a Lava-Jato não há quem abafe. Como chama o novo ministério que eles inventaram? O Ministério da Transparência e Combate à Corrupção.

• O sr. já disse uma vez que o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, é um homem mais afinado à política monetária do que à fiscal. Acha que foi uma escolha acertada?

Gostei. Ele botou quem entende, o Mansueto (Almeida), para cuidar (da política fiscal). O Meirelles deu sinal de que tem a humildade necessária para pegar gente boa na área em que ele não é treinado. Quero fazer aqui uma ponderação ao (senador Romero) Jucá a despeito de tudo (investigação da Lava-Jato). O Jucá é treinado na área de orçamento e o país vai precisar de alguém assim. Colocá-lo no Ministério do Planejamento está certo.

• A tentativa de emplacar um bispo na Ciência e Tecnologia está certa?

Não funciona. Você botar pano vermelho perto de touro não dá certo. Ainda bem que recuou.

• O sr. tem defendido que as instituições estão amadurecendo. Mas tivemos, nesta semana, o episódio do deputado Waldir Maranhão, que pôs o país em sobressalto ao anular a sessão do impeachment e, horas depois, recuar.

Isso é o passado ainda presente. Nos Estados Unidos aparece o (Donald) Trump (candidato à Presidência). A Itália teve o (ex-premier Silvio) Berlusconi depois da Operação Mãos Limpas.
..
• Qual desfecho deve ter esse episódio?
Foi um passo errado ter posto ele (Maranhão) lá (na vice-presidência da Câmara). Mas isso foi o (Eduardo) Cunha (presidente afastado da Câmara), que vai cair. E vai cair mais gente.

• O senador Aécio Neves também está sendo investigado por suspeita de corrupção. Como convencer que o PSDB não é igual aos demais?

A vantagem do PSDB é que ele tem quadros técnicos e os governos são relativamente limpos e eficientes. Eu destaco “relativamente” porque falo em comparação aos demais. Eu queria mais do que isso, mas é o que temos. O PSDB nunca organizou suas finanças a partir daí.

• Os partidos de maneira geral procuram estar nos governos para se financiar. Com o PSDB não é diferente...

Não é diferente mesmo. Mas é menos. Essa coisa que falam do Aécio da lista de Furnas é furada. A conta no exterior é bobagem porque a conta é da mãe dele. Podem apurar. Tem que provar.

• Qual deverá ser o posicionamento dos grupos de esquerda após essa decisão de afastamento de Dilma da Presidência?

O Lula, quando usa o discurso do bom e do mau para justificar as ações do PT, não é por convicção, mas astúcia política. Mas para muitos militantes é uma convicção íntima, eles acreditam que estão com a bandeira do bem e podem dar cacetada no outro. Isso vai ser um problema a partir de agora. O que se diz esquerda é corporativismo. Esse pessoal depende muito do dinheiro público e, então, estão assustados. Eles sabem o que pode acontecer se cortar (a fonte de recursos públicos). Nós vimos que o poder deles hoje é relativo. Achei que fosse haver uma reação muito maior.

• O sr. está dizendo que talvez Lula não possa contar com o apoio desse setor na oposição?

Acho que pode acontecer. Ele convenceu muito quando era um líder autêntico operário. Depois, ele foi capturado pela cultura tradicional política.

• Mas o Temer não é um representante dessa mesma cultura tradicional política?

O Temer tem que ser correto e funcionar com os partidos que o apoiam porque ele vai precisar do voto deles. E ao mesmo tempo tem que imprimir um rumo ao governo. Como você resolve essa charada? Você acha que eu nomeei todos os ministros que eu queria? Você não pode fazer um acordo com um partido na base do dinheiro, mas vai ter que fazer um acordo. Tem que entender que o poder você divide: “Você participa do poder, mas vai ter que seguir essa regra aqui.” É chicote em cima e liderança. Nós vimos naufragar a liderança (no governo Dilma).

• Temer é essa liderança que o sr. diz que o Brasil tanto precisa?

Não. Ele não é fruto do jogo do poder, mas de uma construção política. Um novo líder ainda está por vir. As pessoas sabem disso, e ninguém vai cobrar do Temer o que ele não pode dar. O que ele pode dar é organizar o Congresso, melhorar a situação, trazer um pouco de confiança ao país. Faça isso que nós deixamos ele lá. Mas tem que ficar claro que esse governo é do PMDB, não é nosso (PSDB).

Nenhum comentário: