terça-feira, 17 de maio de 2016

Diplomata substitui Marco Aurélio Garcia como assessor da Presidência

Patrícia Campos Mello – Folha de S. Paulo

SÃO PAULO - O diplomata Fred Arruda será o novo assessor internacional da Presidência da República, em substituição a Marco Aurélio Garcia. Mas a função de assessor internacional terá menos peso na gestão Temer.

Nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, havia dois polos de formulação de política externa: o Itamaraty e o Planalto, com Marco Aurélio Garcia.

Agora, a assessoria internacional terá papel meramente consultivo e toda a formulação ficará com o chanceler José Serra.

O embaixador Claudio Frederico de Matos Arruda, conhecido como Fred Arruda, está atualmente à frente da Representação Permanente do Brasil junto aos Organismos Internacionais sediados em Londres, que lida com órgãos como a Organização Internacional do Café, a Organização Marítima Internacional e a Comissão Baleeira Internacional.

Arruda, 58, trabalhou como assessor diplomático de Temer de 2010 a 2014.

É do circulo próximo do presidente interino e participava de viagens, ao lado do consultor Gaudêncio Torquato e do advogado José Yunes, assessor especial de Temer.

Arruda é considerado extremamente leal por observadores e dava subsídios a Temer sobre todos os temas internacionais.

Outro diplomata que trabalhava como assessor de Temer na vice-presidência, Pompeu Andreucci, será o chefe do cerimonial.

O atual secretário-geral do Itamaraty, Sergio Danese, vai se manter no cargo, assim como a maioria dos diplomatas do gabinete, pelo menos em um primeiro momento.

Nenhum comentário: