quinta-feira, 7 de abril de 2016

Temer rejeita proposta de nova eleição: ‘ É jeitinho’

O vice Michel Temer, que assumirá a Presidência caso o impeachment da presidente Dilma seja aprovado, chamou de “jeitinho” a proposta de convocar novas eleições. Já para o presidente do Senado, Renan Calheiros, é uma “boa ideia” um plebiscito sobre a realização de eleições gerais.

Para Temer, convocar nova eleição contra crise é ‘ jeitinho’

• Vice, que assumirá se Dilma for afastada, diz que é preciso seguir Constituição

Eduardo Barretto, Carolina Brígido - O Globo

- BRASÍLIA- O vice-presidente Michel Temer criticou ontem a atitude de “arrumar um jeitinho” para solucionar crises políticas, ao se referir à proposta de novas eleições este ano — feita pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO) e avalizada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB- AL) — e a outros “mecanismos” não previstos na Constituição. Temer também foi irônico quando se referiu ao ministro do Supremo Tribunal Federal ( STF) Marco Aurélio Mello: disse que precisaria voltar ao primeiro ano da faculdade de Direito, após a liminar do ministro determinando que a Câmara dê prosseguimento a pedido de impeachment contra ele.

— Toda vez que acontece isso (crise política), é preciso arrumar um jeitinho, e precisamos sair do jeitinho. Temos que preservar nossas instituições — disse Temer, ao ser questionado sobre eventuais novas eleições ainda este ano.

Ao condenar o “jeitinho” como forma de superar a atual crise política, Temer negou que estivesse defendendo o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

— Não, isso eu não comento. Não comento nem uma coisa nem outra. Eu só disse que a Constituição prevê todos os mecanismos legais para solucionar qualquer impasse político e jurídico neste país — afirmou, frisando que é “obediente à ordem jurídica”.

Questionado a respeito da liminar de Marco Aurélio Mello sobre o pedido de impeachment contra ele, Temer se disse espantado.

— Eu apenas pensei quando li o despacho: “Bom, eu acho que tenho que voltar ao primeiro ano da faculdade de Direito para reaprender tudo”. Essa é a grande realidade. Eu confesso que digo isso porque isso me agride, digamos, profissional e moralmente — afirmou Temer. — No geral ele (Marco Aurélio) se comporta em obediência absoluta à ordem jurídica, e não à desordem jurídica.

Temer rebateu ainda as críticas que vem sofrendo de integrantes do governo e do ex-presidente Lula. Anteontem, o senador Romero Jucá (PMDB- RR), ao suceder a Temer na presidência do partido, afirmou que a troca no comando da sigla visava a proteger o vice- presidente de “briga de rua” com o PT.

— O que há é uma campanha nítida, eu estou dizendo muito claramente, uma campanha nítida deliberada para fazer aquilo que o senador Jucá, que hoje responde pelo partido, tem chamado de uma briga de rua. E eu não vou fazer briga de rua — disse Temer.

Cunha pede indicação de nomes para Comissão
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB- RJ), enviou ontem um ofício às lideranças dos partidos na Casa em que pede os nomes dos deputados indicados para compor a comissão especial que deve analisar o pedido de impeachment de Temer. As lideranças de PMDB, DEM e PPS já avisaram que não vão indicar os nomes. Segundo o vice- líder do PT na Câmara, Henrique Fontana ( PT- RS), o partido fará as indicações.

— Provavelmente amanhã estarão indicados os membros do PT — afirmou Fontana.

Nenhum comentário: