quarta-feira, 20 de abril de 2016

Temer: ‘Aguardarei silenciosamente’

• Vice-presidente planeja encontrar Henrique Meirelles e o ex-ministro Delfim Netto

Lauro Neto, Junia Gama - O Globo

-SÃO PAULO E BRASÍLIA- Ao mesmo tempo em que mantém uma rotina de articulações políticas em São Paulo, o vice-presidente Michel Temer disse ontem que, “muito silenciosa e respeitosamente”, vai aguardar a decisão do Senado Federal sobre o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. É a primeira vez que Temer fala sobre a votação de domingo.

— Muito silenciosa e respeitosamente, eu vou aguardar a decisão do Senado Federal. O Senado é que dá a última palavra sobre esta matéria. Portanto, seria inadequado que eu dissesse qualquer coisa antes da solução acertada pelo Senado Federal. É isso o que eu vou fazer — disse Temer, salientando que decidiu fazer a breve declaração dado o assédio da imprensa.

Temer passou o dia em reuniões. O secretário estadual de Segurança Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes, foi um dos primeiros a visitar o vice-presidente, segundo ele, “para um café”. Moraes ficou cerca de uma hora na casa de Temer e, na saída, disse que apenas veio colocar à disposição os serviços de sua pasta em São Paulo. Ele negou que esteja sendo cogitado para um futuro possível cargo de Ministro da Justiça, num eventual governo do PMDB:

— Estou a serviço do governador Geraldo Alckmin enquanto tiver a confiança dele.
Anteontem, o ex-ministro Moreira Franco, cotado para assumir a Casa Civil, defendeu a composição de um eventual novo governo o quanto antes.

Um outro nome que vem sendo fortemente cogitado para a Fazenda é o do ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, visto como uma pessoa com grande aceitação no exterior e que ajudaria a recuperar a credibilidade do país para a retomada de investimentos A expectativa é que Temer se encontre com Meirelles nos próximos dias.

Está previsto que, entre hoje e amanhã, Temer se encontre com o ex-ministro Delfim Netto. A princípio, a ideia não é convidálo para comandar formalmente a economia, pois há avaliação de que sua saúde e idade não o permitiriam exercer a função. Mas, Temer quer ouvir suas sugestões sobre a situação econômica e também sobre o melhor perfil para tirar o Brasil da crise. Outros economistas com quem Temer deve se encontrar nos próximos dias são Murilo Portugal e Marcos Lisboa.

Nenhum comentário: