terça-feira, 5 de abril de 2016

Portugal rastreia propina de 300 milhões de euros

• Inquérito naquele país apura negócio entre teles que teria envolvido Lula

- O Globo

Investigadores portugueses tentam rastrear 300 milhões de euros que teriam sido propina oriunda da fusão entre a Portugal Telecom e a Oi, segundo o jornal português “Correio da Manhã”. O jornal noticiou que uma carta rogatória ( solicitação) foi enviada ao Brasil para que haja troca de informações sobre a negociação entre as teles, que envolveu, entre outros, o ex- presidente Lula e o ex- primeiro- ministro português José Sócrates.

Segundo o “Correio”, a investigação trata de “crimes de corrupção e pagamentos de ‘ prêmios’ milionários pela intermediação do negócio”.

A relação entre Lula e Sócrates é descrita em partes de inquérito com mais de 60 volumes. A investigação faz parte da Operação Marquês, responsável pela prisão do ex- primeiro-ministro em 2014. Sócrates foi acusado de crimes financeiros, os quais negou.

O Instituto Lula disse que o petista “não foi notificado da carta rogatória, nem comunicado oficialmente da investigação”. E citou notícia sobre o tema dizendo que se pediu “arquivamento de investigação sobre esse tema no fim de setembro de 2015”.

“Investigação do Ministério Público brasileiro sobre o tema também tem pedido de arquivamento, que aliás foi o destino de todos os inquéritos abertos a partir do depoimento de Marcos Valério em 2012”. O instituto disse que Lula “sempre agiu dentro da lei antes, durante e depois de dois mandatos como presidente”. A Oi não quis comentar.

Nenhum comentário: