sexta-feira, 22 de abril de 2016

FH: PSDB precisa repudiar Bolsonaro

• Para ex-presidente, é ‘inaceitável’ que ainda haja quem defenda tortura

Stella Borges - O Globo

-SÃO PAULO- O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que o PSDB, partido do qual é presidente de honra, precisa repudiar afirmações como as do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ). Durante a votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara, no último domingo, Bolsonaro homenageou o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, ex-chefe do DOI-Codi, órgão de repressão da ditadura militar, e primeiro militar a ser reconhecido como torturador pela Justiça.

“O PSDB precisa repudiar com clareza essas afirmações, que representam uma ofensa aos cidadãos do país e, muito especialmente, aos que sofreram torturas”, disse o ex-presidente em nota publicada ontem, em uma rede social.

Processo “mais conveniente”
Fernando Henrique afirmou que espera que a votação do processo de impeachment no Senado se processe “de forma mais conveniente, sem declarações estapafúrdicas como algumas que testemunhamos na Câmara dos Deputados”. FH disse que especialmente a declaração do deputado Bolsonaro lhe desagradou.

“É inaceitável que tantos anos após a Constituição de 1988 ainda haja alguém com a ousadia de defender a tortura e, pior, elogiar conhecido torturador”, completou o ex-presidente.

Leia a íntegra da nota do expresidente:
“O processo do impeachment começa agora a tramitar no Senado. Esperamos que os trâmites legais sejam todos cumpridos, sem delongas. E quando chegar o momento da decisão dos senadores, que a votação se processe de forma conveniente, sem declarações estapafúrdicas como algumas que testemunhamos na Câmara dos Deputados. Especialmente uma me desagradou, aquela proferida pelo deputado Bolsonaro. É inaceitável que tantos anos após a Constituição de 1988 ainda haja alguém com a ousadia de defender a tortura e, pior, elogiar conhecido torturador. O PSDB precisa repudiar com clareza essas afirmações, que representam uma ofensa aos cidadãos do país e, muito especialmente, aos que sofreram torturas”.

PGR analisa denúncias
Depois de receber mais de 17 mil pedidos de providências contra Bolsonaro, o procurador-geral da República, Rodrigo Janto, analisa se abre uma investigação ou se faz uma denúncia contra o deputado do PSC.

Legendas como PSOL e PV já se manifestaram contra Bolsonaro, assim como o Instituto Vladimir Herzog, que pediu aos deputados federais que expulsem o colega da Câmara.

Nenhum comentário: