quinta-feira, 28 de abril de 2016

Centrais sindicais pedem que direitos sejam mantidos

• Um dia após encontro com Temer, Força Sindical e outras três entidades lançam manifesto

Dimitrius Dantas* - O Globo

-SÃO PAULO- Um dia após se reunirem com o vice-presidente Michel Temer no Palácio do Jaburu, representantes de quatro centrais sindicais publicaram um documento com críticas a mudanças nos direitos dos trabalhadores na reforma da Previdência. A pauta de reivindicações é a mesma entregue a Temer pelas centrais sindicais. União Geral dos Trabalhadores (UGT), Força Sindical, Nova Central e Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) assinaram o documento, que defende a preservação e a ampliação dos direitos trabalhistas.

As centrais também pedem a correção da tabela do Imposto de Renda, a queda da taxa de juros, o fortalecimento da política de valorização do saláriomínimo e dos benefícios a aposentados e pensionistas, a valorização dos servidores públicos e a manutenção de programas sociais.

“O país que todos almejam será o resultado da discussão de uma ampla agenda. Um governo com uma agenda voltada para o desenvolvimento e para o crescimento econômico, para a distribuição de renda”, escrevem os presidentes das centrais.

CUT não assina documento
Também foi enfatizada, para a superação da crise, a necessidade de retomada do crescimento econômico e da geração de emprego e renda.

Juntas, as duas maiores centrais sindicais do grupo (UGT e a Força Sindical) representam um em cada quatro trabalhadores sindicalizados no país. Elas são a favor do impeachment. Presidente da Força Sindical, o deputado federal Paulo Pereira da Silva (SD-SP), o Paulinho da Força, votou pela continuidade do processo de impeachment. Ele é um dos principais aliados do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ricardo Patah, presidente da UGT, é ligado ao PSD, que deixou a base aliada antes da votação do impeachment.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), ligadas ao PT, não assinaram a pauta de reivindicações entregue a Temer.

*Estagiário sob supervisão de Flávio Freire

Nenhum comentário: