quinta-feira, 24 de março de 2016

Oposição pede investigação de Dilma e Lula ao MP

• Objetivo é abrir inquérito sobre suposta tentativa de obstrução de Justiça

- O Globo

- BRASÍLIA- A oposição enviou ontem à Procuradoria- Geral da República (PGR) pedido de abertura de inquérito contra a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros Jaques Wagner ( chefia de gabinete) e Edinho Silva ( Comunicação Social). Eles pedem apuração sob a suspeita de obstrução da Justiça e advocacia administrativa com base nos grampos telefônicos realizado na Lava- Jato e divulgados na semana passada por decisão do juiz Sérgio Moro.

— Esses áudios da Lava- Jato trouxeram conversas que estarreceram o país e cabe às oposições cobrar uma investigação disso — afirmou o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA).

A ação é assinada por PSDB, DEM, PPS e Solidariedade. Para os parlamentares, as gravações são legais, e é preciso se avançar na investigação do conteúdo.

— Essas gravações mostraram que o PT está usando o Palácio do Planalto e da Presidência da República como se fossem sede do PT. Isso é inaceitável. Entendemos que as gravações são legais porque a presidente e os ministros foram gravados fortuitamente e o alvo era o ex-presidente Lula — afirmou Pauderney Avelino, líder do DEM na Câmara.

A ação sob obstrução de Justiça faz a acusação contra Dilma, Lula e os dois ministros. Outras duas representações acusam separadamente Wagner e Edinho de advocacia administrativa porque estariam usando os cargos para fins privados.

Nenhum comentário: