sexta-feira, 25 de março de 2016

Críticas de Lula à Lava- Jato provocam reação

• Juízes e procuradores afirmam que crise na economia nada tem a ver com a operação

Leticia Fernandes - O Globo

- BRASÍLIA- Magistrados, associações de juristas e políticos da oposição rebateram o ex-presidente Lula, que anteontem disse, em discurso a sindicalistas em São Paulo, que a Operação Lava- Jato pode trazer consequências negativas para o país, como aumento do desemprego.

O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil ( Ajufe), Antonio César Bochenek, ressaltou que a Lava- Jato já recuperou mais de R$ 3 bilhões, além de bens móveis e imóveis:

— Eu acredito que a operação não deu nenhum prejuízo.

O presidente da Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR), José Robalinho Cavalcanti, também considerou a declaração inapropriada:

— Lula se apequena com declarações como essa, porque ele foi presidente da República por duas vezes, teve a responsabilidade de dirigir o país e sabe muito bem que a situação econômica deriva muito mais de decisões de política econômica do que de qualquer investigação, por mais extensa que seja.

O líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR), disse que a força- tarefa da Lava- Jato não tem relação “com a desorganização” dos governos petistas, que, segundo ele, levaram ao agravamento da crise econômica:

— A força-tarefa não tem nada a ver com os desmandos na economia do ex- presidente Lula. Toda essa desorganização da economia levou à gravidade dessa situação. A Lava- Jato, ao contrário, está colocando as coisas no seu devido lugar.

No discurso, Lula disse aos sindicalistas que “procurassem a força- tarefa, procurassem o juiz ( Sérgio) Moro, para saber o seguinte: se eles estão discutindo quanto essa operação já deu de prejuízo à economia brasileira”.

Já Ronaldo Caiado (GO), líder do DEM no Senado, disse que Lula usa de uma “velha tática” ao dizer que a crise pode quebrar o país, mas que o escândalo na Petrobras começou quando o petista era presidente:

— Enquanto Lula esteve na Presidência, foi formado o maior escândalo de corrupção na Petrobras. Ele agora vem dizer que essa crise vai quebrar o Brasil? (Com G1)

Nenhum comentário: