quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Roberto Freire: Epidemia de incompetência

- Blog do Noblat / O Globo

A presidente Dilma Rousseff posou para as câmeras e convocou seus ministros no Dia Nacional de Mobilização contra oAedes aegypti, no último sábado (13), tentando transmitir à sociedade uma falsa impressão de que o atual governo está trabalhando com eficiência no combate à dengue, mas os brasileiros sabem que o país vive um colapso na área da saúde e não há perspectivas de que a situação melhore no curto prazo. Ao contrário do que faz crer a máquina de propaganda do lulopetismo, houve corte substancial de recursos no setor e aumento no número de casos registrados da doença.

Segundo levantamento publicado pela “Folha de S.Paulo”, os desembolsos federais destinados ao combate de epidemias caíram nada menos que 9,2% em 2015 em relação ao ano anterior. Em valores corrigidos, o Ministério da Saúde gastou R$ 4,6 bilhões em vigilância epidemiológica no ano passado, ante R$ 5,1 bilhões em 2014. Esses investimentos compreendem ofertas de insumo, testes de diagnóstico, campanhas de prevenção de doenças e combate a vetores potenciais – como é o caso do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre amarela e dos vírus zika e chikungunya.

O resultado de tamanho despreparo do governo Dilma para enfrentar o problema resulta no crescimento de quase 50% da dengue neste início de ano em relação ao mesmo período de 2015. De acordo com dados do próprio Ministério da Saúde, entre 3 e 23 de janeiro o Brasil registrou 73.872 casos prováveis da doença, enquanto no ano passado foram 49.857 (um aumento de 48%). Isso sem falar na trágica propagação do vírus zika, apontado como a hipótese mais provável para os casos de microcefalia em recém-nascidos, que já alcançam 462 de acordo com o último balanço.

O vergonhoso contingenciamento de recursos para o combate ao Aedes aegypti se soma à absoluta falta de entendimento do governo federal sobre o que está acontecendo. Dilma e seu ministério parecem perdidos e desorientados, tendo sido claramente pegos de surpresa pela dimensão do vírus zika e o recrudescimento da dengue, justamente porque jamais deram a devida atenção a uma área tão crucial para o futuro do país. Não nos esqueçamos da afirmação deste governo de que a vacina contra a dengue era “muito cara”, o que dá a medida da inoperância e da passividade com que essa questão vem sendo enfrentada.

O maior exemplo do descaso governamental é a absurda decisão de liberar o ministro da Saúde, Marcelo Castro, a se licenciar do cargo por 24 horas e retornar à Câmara dos Deputados apenas para votar no candidato apoiado pelo Palácio do Planalto na disputa pela liderança do PMDB na Casa. Trata-se, evidentemente, de um deboche contra a população e da prova cabal de que este governo já não mais governa e de que a presidente tem a única preocupação de evitar o seu impeachment – que, apesar da ambiguidade de alguns setores da oposição, é apoiado pela maioria expressiva do povo brasileiro.

Ao lidar de forma irresponsável com a saúde dos brasileiros e afundar o país em uma epidemia de gravíssimas proporções, Dilma Rousseff mostra mais uma vez que não está à altura do cargo que ocupa, muito menos do momento delicado por que passa o país. O injustificável corte de recursos destinados a combater as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti é apenas mais uma faceta do completo desmantelo que marca o desgoverno do PT por onde quer se olhe – do desemprego à inflação, do mensalão ao petrolão, dos crimes de responsabilidade cometidos pela presidente às sucessivas denúncias envolvendo seu antecessor. A saída para o Brasil, hoje mais do que nunca, é o impeachment. Este é o melhor remédio para curarmos um país doente e o livrarmos de uma vez por todas da epidemia de incompetência que o assola.

--------------------
Roberto Freire é deputado federal por São Paulo e presidente nacional do PPS

Nenhum comentário: