quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Picciani: governo Pezão é ‘muito fraco’

Em entrevista a Fernanda Krakovics e Marco Grillo, o presidente da Alerj, Jorge Picciani, critica duramente o governador.

‘Governo Pezão é muito fraco, sem direção’

• O presidente da Alerj, Jorge Picciani, expõe uma fissura no PMDB ao fazer críticas duras ao governador Luiz Fernando Pezão. E diz que, em 2018, caso o partido não lance candidato próprio, vai “procurar um candidato que seja alternância de poder”

A grave situação financeira do Rio rachou o PMDB, que governa o estado há nove anos e estava unido em torno do apoio à presidente Dilma. Incomodado com o agravamento do cenário, o presidente Alerj subiu o tom e afirmou que o governo Pezão é “muito fraco, sem unidade e sem direção”. A Assembleia virou palco de protestos de servidores contra o pacote de medidas impopulares enviado pelo governo para tentar equilibras as finanças do estado.

Picciani reclama que o governador não acata sugestões, diz que ele está mal assessorado e aponta como uma das raízes do problema a suposta falta de experiência de Pezão para administrar o estado em meio à crise.

O senhor tem feito críticas ao ajuste fiscal proposto pelo governador.

O estado vive uma situação extremamente grave do ponto de vista econômicofinanceiro, e essa piora vem se acentuando mês a mês. Já ocorreu dificuldade para fechar 2014 e ele já era governador desde o início de abril ( de 2014). Em 2014, ele mandou uma série de mensagens para a Alerj com aumentos salariais. É evidente que isso agravou não só a folha de ativos, como a de inativos e pensionistas. Ele tinha que determinar cortes.

Há problema de gestão?

Ele acreditou de forma muito decidida na sua capacidade de buscar recursos do governo federal, sem observar que havia uma piora sensível no nível de arrecadação federal.

Pezão quer que o Legislativo e o Judiciário deem sua cota de sacrifício.

Isso é um argumento falacioso do governador. Seria de muito mais fácil compreensão se o governo tivesse cortado contratos em que estava evidente que havia distorção.

Qual é a raiz do problema?

O governo é muito fraco de uma forma geral. Há um esforço muito grande do secretário de Fazenda (Júlio Bueno), que é um bom quadro, mas é um governo fraco na sua essência, sem unidade e sem direção. Não tiro o mérito da correção do Pezão, da capacidade de trabalho, mas não tem sido suficiente. É um governo sem nenhum tipo de coordenação.

Como está a relação com o Pezão?

Comigo ele é o mais cortês. Ele diz que gosta de me ouvir, mas já percebi que ele me ouve, ouve a todos, mas só faz o que quer. A Maria Lúcia (primeira-dama) cunhou perfeitamente isso: “Olha, o Pezão ouve a todos, mas só faz o que quer”. É um direito, mas em momentos de crise, eu sou habituado a... quem faz melhor do que eu, eu consulto.

Essa crise pode comprometer o projeto do PMDB no Rio?

Faltou a ele experiência e equipe, agravado pela crise. A gente não pode colocar só na conta dele. Não vejo a presença do (vice- governador, Francisco) Dornelles no governo. O Cabral, quando era governador, o Pezão tinha uma sala ao lado. O Dornelles foi colocado num anexo, a dois quilômetros de distância da sala do governador. O Cabral tinha o Régis Fichtner como chefe da Casa Civil. Ele tem o procurador Léo Espíndola, que é um doce, mas é fraquíssimo. E mal conselheiro. O Pezão está achando que resolve todas as coisas sozinho e está ficando provado que, apesar de ser ótima pessoa, não tem a experiência necessária para governar nesse tempo de crise.

A situação preocupa para as eleições municipais?

As eleições municipais se darão em um ambiente em que quem tiver ativo pessoal nos seus municípios enfrentará bem. Quem depender de popularidade dele ( Pezão), a não ser se ele melhorar muito, não terá essa ajuda.

O pedido de abertura de inquérito contra o Pedro Paulo preocupa?

Nós achamos até que é oportuno. É a oportunidade de provar a sua inocência. O nosso sentimento é que o Pedro é o quadro mais preparado para dar continuidade ao governo Eduardo Paes, que é quase um oásis nesse mar de dificuldade por que
passam as prefeituras em todo país.

O episódio de agressão contra a ex-mulher não vai ter impacto na eleição?

Vamos deixar na mão da população esse julgamento. O Pedro tem três filhas, tem mãe, isso vai servir de exemplo para ele acentuar políticas na área da defesa dos direitos das mulheres e até mais, talvez avançar para encontrar meios de ressocialização de homens agressores.

Mas isso vai colar na campanha?

Não sei se vai colar, mas a vida é como ela é. A única coisa que eu divergi é que a defesa ficou muito mais no perdão pessoal da ex- esposa, quando ele devia dizer que ela estava sendo generosa, mas que ele tinha errado. Ele tinha que pedir perdão a todas as mulheres. E (dizer) que ele não ia errar de novo. O que ele precisa é ter humildade e pedir perdão.

Qual vai ser o placar da eleição para a liderança do PMDB?

O outro lado diz que vai ganhar, ele (Leonardo Picciani) diz que vai ganhar. Eu tenho dado como opinião a Leonardo que ele não nasceu líder. É irrelevante ser líder ou não ser líder. Perder a eleição é do processo democrático.

Vai apoiar a reeleição de Michel Temer à presidência do PMDB?

Tenho defendido a unidade partidária. Mas tenho sempre feito a ressalva que, se houver disputa e, do outro lado, tiver a candidatura do Renan (Calheiros), do ( José) Sarney, ou de um senador indicado por ambos, eu apoiarei essa chapa. O Temer tem todas as condições de presidir o partido, tem sido um bom presidente. As divergências são pontuais. Estou convencido de que vamos chegar ao entendimento numa chapa única.

O Rio vai aumentar sua participação na Executiva Nacional?

Eu defendo que o Rio tenha uma participação maior, por ser a maior base do partido. Hoje, tem o Leonardo (Picciani) como segundo secretário, mas é pouco. Cabe uma das vice-presidências, talvez a segunda.

E quem seria, o Cabral?

É o nome mais representativo nosso.

O que o senhor acha do governo Dilma?

Não tenho enxergado crime de responsabilidade nos fatos que imputam a ela. Em 2018, vou defender que o PMDB tenha candidato. Se não tiver, vou procurar um candidato que seja alternância de poder. Se todo mundo que for mal avaliado for tirado do governo, eu acho que hoje não fica nenhum governador e saem 4.900 dos 5 mil prefeitos.

Quem seria o nome do PMDB para 2018? Eduardo Paes?

O Eduardo Paes está mais fixado na possibilidade de candidatura a governador. Não há um nome que se destaque hoje no PMDB.

Se o Lula for candidato em 2018, o senhor não vai apoiá-lo, então.

Não é o perfil que me anima. Eu gostaria de apoiar um nome que representasse novos valores.

Nenhum comentário: