domingo, 14 de fevereiro de 2016

Oposição diz não 'restar dúvidas' de que Lula ocultou patrimônio

• Petistas falam em perseguição para inviabilizar petista na eleição

Simone Iglesias – O Globo

BRASÍLIA — O envio pelo ex-presidente Lula de pertences pessoais e de sua família do Palácio da Alvorada para o Sítio de Atibaia oito dias após deixar a Presidência da República reforçam, para integrantes da oposição, que ele é o verdadeiro dono da propriedade. Com isso, acreditam que se comprova que o petista deliberadamente ocultou bens patrimoniais. A revista "Veja" desta semana informa que no dia 8 de janeiro de 2011, 200 caixas saíram do Palácio da Alvorada com destino ao Sítio Santa Bárbara, em Atibaia, frequentado por Lula, mas não de sua propriedade legal.

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), considerou que os indícios são “fortíssimos” e que não restam dúvidas de que Lula ocultou patrimônio.

— É um indício fortíssimo. Por que faria sua mudança para o sítio de um amigo do filho, que ainda foi reformado por empreiteiras de amigos? Além do aspecto jurídico, que a Justiça e a Polícia Federal estão cuidando, há a questão política. Mais um pedaço da estátua que Lula ergueu em sua homenagem vem abaixo — afirmou.

O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), também avalia que Lula seria o real dono do sítio de Atibaia e que o envio de equipamentos de ginástica da ex-primeira dama Marisa Letícia, 37 caixas de bebidas, entre outros pertences, são a comprovação disso.

— Não faltam provas e indícios de que Lula é o real beneficiário desses imóveis. Além da possível ligação com os desvios cometidos na Petrobrás, Lula ainda pode ser acusado de usar laranjas para ocultar bens. Impressiona também a quantidade de bebida. De onde veio tanto recurso para isso? Moro está cada vez mais próximo de identificar o cabeça do Petrolão — disse o democrata.

O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), afirmou que Lula é “vítima de seu projeto de poder e egocentrismo”.

— Alem do triplex, dona Marisa inspecionou as obras do sítio. A cada dia fica mais difícil a situação do oportunista. Barquinho, mudança, horta, patos e agora inspeção de obras. Mas só frequenta. Lula é vítima apenas de seu projeto de poder e egocentrismo. Pensa que seu umbigo é o centro do mundo. Oportunista — declarou o parlamentar.

Se para a oposição, a situação de Lula é grave, entre os petistas, ele é vítima de perseguição.

Um amigo próximo ao ex-presidente, que pediu reserva ao GLOBO, disse que não há crime nenhum no uso do sítio de Atibaia por Lula porque um dos proprietários, Fernando Bittar, é considerado um filho por ele e dona Marisa e que o conhecem desde a infância.

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) afirmou que há uma campanha de perseguição contra Lula para desconstruir sua imagem e inviabilizar sua volta, em 2018.

— Qual o problema disso? O Lula nunca negou que frequentasse o sítio. Ele podia levar o que quisesse. Isso é problema dele. O que há é uma campanha de perseguição para desconstruir a imagem do Lula para 2018 — disse o senador.

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) afirmou que não se pode aceitar esta “perseguição” como um dado da realidade. Em um texto publicado em sua página, Gleisi trata com ironia dos malfeitos de Lula. Segundo ela, o ex-presidente e o PT promoveram a ética mais do que os outros políticos e partidos.

— Depois de oito anos no poder e de ser, após Getúlio e Kubitscheck, quem ousou ter um projeto de desenvolvimento nacional, é acusado de se relacionar com empreiteiros, beber whisky, de querer ter um apartamento na praia, no Guarujá, de tê-lo visitado, embora não comprado, de utilizar e investir num modesto sítio de amigos, de ter um bote de alumínio para pescar no pequeno lago do sítio. Não pode, um operário, um pobre, que chegou à Presidência?! Quem pensa que é? É praticamente da família, mas não pode sair do quartinho dos fundos, nem comer o sorvete gourmet, tal qual o personagem de Regina Casé, em "Que horas ela volta?!". Não estou santificando Lula, só acho que os pecados que ele cometeu ou comete não podem ter valor maior na bolsa celestial — escreveu Gleisi.

A assessoria do Instituto Lula disse ao GLOBO que o ex-presidente já falou em diversas oportunidades que frequenta a propriedade e voltou a citar a nota distribuída no dia 29 de janeiro sobre o tema.

“Desde que encerrou o segundo mandato no governo federal, em 2011, o ex-presidente Lula frequenta, em dias de descanso, um sítio de propriedade de amigos da família na cidade de Atibaia. 

Embora pertença à esfera pessoal e privada, este é um fato tornado público pela imprensa já há bastante tempo. A tentativa de associá-lo a supostos atos ilícitos tem o objetivo mal disfarçado de macular a imagem do ex-presidente.”

Nenhum comentário: