quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Crivella se filia ao PSB de olho na eleição

• Senador é o nome preferido do partido para a prefeitura do Rio

Maria Lima e Marco Grillo - O Globo

O senador Marcelo Crivella vai trocar o PRB pelo PSB em cerimônia com as bênçãos do também senador Romário, na semana que vem. Crivella deve ser o candidato do partido à prefeitura do Rio.

BRASÍLIA e RIO- O senador Marcelo Crivella (PRB- RJ) definiu ontem a ida para o PSB e já desponta como provável candidato do partido à prefeitura do Rio. O acordo foi costurado pelo presidente da legenda, Carlos Siqueira, e a última reunião antes do anúncio contou com a presença dos senadores, entre eles Romário, ex-presidente estadual da sigla.

A filiação será formalizada na semana que vem, em uma cerimônia que terá a presença de Romário, outro pré-candidato. Ele, no entanto, não é o nome preferido pelos dirigentes, de acordo com fontes do partido. Na saída da reunião, Siqueira indicou que Crivella será o escolhido:

— Nas pesquisas (internas), Crivella está alguns pontos à frente de Romário. A união dos dois dá uma candidatura imbatível — afirmou.

Crivella reforçou a disposição em concorrer à prefeitura:

— Se o partido quiser, eu sou candidato. Mas em acordo com Romário. Vamos ficar juntos — garantiu o senador, que minimizou a possibilidade de choques com o partido por conta de sua ligação com a Igreja Universal. — A Marina (Silva) já quebrou essa barreira de evangélico na esquerda.

O PSB também decidiu deixar a Secretaria municipal de Esportes, comandada por Marcos Braz, indicado por Romário. Siqueira garantiu que não há hipótese de apoio ao PMDB, cujo pré-candidato é o secretário municipal de Coordenação de Governo, Pedro Paulo, referendado pelo prefeito Eduardo Paes. Romário, por sua vez, afirmou que não pretende deixar o PSB. Ele recebeu um convite do PV, e o partido espera uma resposta na semana que vem.

— Somos os dois pré-candidatos à prefeitura. Por mais que eu tenha conversado com outros partidos, que me convidaram depois que fui afastado da direção do PSB no Rio, nunca tive intenção de sair — disse Romário.

O cientista político Ricardo Ismael acredita que a filiação ao PSB fortalece a candidatura de Crivella, mas ressalta que o senador ainda precisa vencer a barreira do segundo turno.

— O PRB não tem grande impacto, e o PSB tem mais a oferecer. O apoio do Romário pode ajudá-lo a conseguir o voto popular. Mas o segundo turno é o grande problema dele, por conta da rejeição de parte do eleitorado pela associação à Universal — analisa.

Quem são os pré-candidatos

Marcelo Crivella (PSB)
Candidato bastante conhecido, teve boa votação para governador; sofre rejeição pela ligação com a Igreja Universal

Alessandro Molon (REDE)
Marina Silva, forte na capital, vai participar da campanha; tem pouca estrutura partidária

Carlos Osorio (PSDB)
Fez parte do governo estadual e pode defender o legado; tem dificuldade para fazer críticas, já que integrou a administração

Hugo Leal (PROS)
Autor da Lei Seca, pode usar o fato eleitoralmente; é pouco conhecido e filiado a um partido com pouca expressão

Pedro Paulo (PMDB)
Apoio de Eduardo Paes e experiência administrativa; é acusado de ter agredido a ex- mulher, o que será usado por adversários

Marcelo Freixo (PSOL)
Tem atuação parlamentar de destaque; ele disputa votos da esquerda com Molon, com pouco tempo na TV

Indio da Costa (PSD)
Tem experiência como secretário municipal e estadual; ele disputa votos na mesma faixa de Pedro Paulo e Carlos Osorio

Clarissa Garotinho (PR)
Tem forte discurso de oposição ao PMDB; enfrenta o índice de rejeição do pai, o ex-governador Garotinho

Nenhum comentário: