quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Produção industrial despenca 12,4%, a maior queda para novembro desde 2003

• Recuo é o 21º seguido e foi registrado na comparação com o mesmo mês do ano anterior; em 2015, queda acumulada é de 8,1%

Idiana Tomazelli - O Estado de S. Paulo

RIO - A produção industrial caiu 12,4% em novembro de 2015, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, de acordo com estudo divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já é a 21ª taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação, e a mais acentuada desde abril de 2009, quando a indústria teve queda de 14,1%. Se for considerar apenas os meses de novembro, esse foi o pior desempenho da série, iniciada em 2003.

Em relação a outubro, na série com ajuste sazonal, a indústria apresentou queda de 2,4%, resultado pior do que o esperado por 30 analistas consultados pelo AE Projeções, que esperavam desde queda de 1,83% a avanço de 0,80%, com mediana de negativa em 0,90%. No ano, a produção industrial acumula queda de 8,1% até novembro, o pior resultado para o período desde 2009, quando houve queda de 9%.

A maior influência negativa na comparação entre novembro de 2015 e novembro de 2014 veio de veículos automotores, reboques e carrocerias, que apresentaram queda de 35,3%. A baixa se deu pela redução na produção de automóveis, caminhões, caminhão-trator para reboques e semirreboques, veículos para transporte de mercadorias, reboques e semirreboques, carrocerias para ônibus e caminhões e autopeças.

Bens de capital. A produção da indústria de bens de capital também despencou em novembro de 2015 na comparação com o mesmo mês do ano anterior, com queda de 31,2%. No acumulado do ano, a queda foi de 25,1% em relação ao mesmo período de 2014. Já no acumulado em 12 meses até novembro, o recuo é de 24,1%.

Na categoria de bens de consumo duráveis, o mês de novembro foi de redução de 3,2% na produção ante outubro e de queda de 29,1% em relação a igual mês de 2014. Entre os semiduráveis e os não duráveis, a produção subiu 0,4% em novembro ante outubro e recuou 4,8% na comparação com novembro do ano passado.

Atividades. Segundo o IBGE, 14 das 24 atividades analisadas tiveram queda de outubro para novembro de 2015. A maior pressão veio da indústria extrativa, cuja atividade recuou 10,9% no período, apontou o órgão.

Em novembro, a indústria extrativa, que vinha registrando bom desempenho no ano, foi afetada pela greve dos petroleiros ligados à Petrobras e pelo desastre em Mariana (MG), quando duas barragens da mineradora Samarco se romperam. A empresa parou a produção desde o acidente.

O segundo maior impacto negativo veio da produção de derivados de petróleo e biocombustíveis, que recuou 7,8% em novembro ante outubro. Segundo o IBGE, esse setor também foi impactado pela greve dos petroleiros.

Também tiveram recuos significativos as atividades de produtos alimentícios (-2,2%), minerais não metálicos (-3,5%), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e óticos (-6,0%) e farmacêutica (-3,9%).

No sentido contrário, a alta de 1,3% na produção de veículos em novembro ante outubro foi destaque, segundo o IBGE. Em seguida veio a atividade de metalurgia, que melhorou 1,4% na passagem do mês. A produção de bebidas também subiu 1,4% no período.

Nenhum comentário: