quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Marina Silva defende o diálogo entre FH e Lula

• Em entrevista, líder da Rede critica desencontro entre Dilma, PT e PMDB

- O Globo

A ex-senadora Marina Silva, líder da Rede, saiu em defesa do diálogo entre os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva para buscar soluções para a crise econômica. Marina foi entrevistada pelo jornalista Roberto D’Ávila, em seu programa que foi ao ar ontem na GloboNews.

— As lideranças políticas do país têm que ter uma curva de aprendizagem. Se foi possível ao Fernando Henrique manter diálogo com o Antônio Carlos Magalhães, e o Lula manter diálogo com o Sarney, com o Collor, com o Renan Calheiros, com o Eduardo Cunha, por que não é possível o diálogo entre o Fernando Henrique sociólogo e o Lula operário? Esse é o momento de cada um daqueles que já cumpriram a sua função darem as mãos ao Brasil. Esse não é o momento de apenas promover o nosso partido, a nossa liderança pessoal — disse Marina. 

"É preciso uma agenda clara"
A líder da Rede também criticou a falta de entendimento entre a presidente Dilma Rousseff, o PT e o PMDB, partido do vicepresidente Michel Temer, sobre o melhor programa econômico capaz de tirar o Brasil da crise.

— É preciso uma agenda clara para que as pessoas digam: nós vamos pagar um preço por um certo tempo, mas aqui tem uma agenda. Nós vamos sair da crise maiores e melhores — afirmou Marina. — Não podemos ter uma situação em que o Brasil já perdeu o índice de investimento por uma agência, corre o risco de perder outro, e enquanto isso, o governo tem um plano, o partido da presidente tem outro plano, e o partido do vice tem outro plano. São três planos econômicos que estão em curso. E o plano do governo é apenas do ministro da Fazenda, como se ele tivesse se autonomeado.

Segundo Marina, a falta de credibilidade da classe política dificulta o apoio popular às medidas de ajuste fiscal propostas pelo governo.

— Onde está a preocupação de recuperar a credibilidade do país? Primeiro, se você está no governo, seja o partido da presidente ou do vice, não tem que ficar fazendo manifesto. Você tem que discutir e apresentar projetos.

Nenhum comentário: