quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Convite: Diálogo com os autores

• Convite - 2ª. feira, 30/nov. , a partir das 18:30 h

• Livraria Blooks - Praia de Botafogo, 316


Venha conhecer o que pensam e porque escreveram estes livros:

• Luta e memória – A preservação da memória histórica do Brasil e o resgate de pessoas e documentos das garras da ditadura (Ed. Revan)
Dora Henrique da Costa, Marly Vianna, Zuleide Faria de Melo e Maria Ciavatta (org.)

• O trabalho docente e os caminhos do conhecimento (Ed. Lamparina)
Maria Ciavatta

• Trabalho e educação- Análises críticas sobre a escola básica (Ed. Mercado das Letras)
Jaqueline Ventura e Sonia Maria Rummert (orgs.), Cláudio Fernandes da Costa, Dora Henrique da Costa, Eunice Trein, José Luiz Antunes, Laura Souza Fonseca, Lia Tiriba, Luciana Requião, Maria Ciavatta, Maria Inês Bonfim, Ronaldo Rosas Reis, Rosilda Benácchio, Sandra Maria Nascimento de Moraes, Thaís Rabelo de Souza, Zuleide Silveira.

O livro LUTA E MEMÓRIA conta como foi organizado e realizado nos anos 1970, auge da ditadura militar, o trabalho de retirar de esconderijos no Brasil e levar para lugar seguro na Itália, a biblioteca e os documentos históricos que constituíam os arquivos de Astrojildo Pereira, intelectual dedicado ao movimento operário e socialista, fundador do PCB. Três mulheres corajosas e incansáveis participaram da proeza: Marly Vianna, Zuleide Faria de Melo e Dora Henrique da Costa. No livro, elas dão depoimento para relatar os mil incidentes daquela empresa que possibilitou resgatar e preservar um patrimônio histórico do país.

O livro O TRABALHO DOCENTE E OS CAMINHOS DO CONHECIMENTO desenvolve-se em duas vertentes de análise: a questão teórico-metodológica da pesquisa em ciências humanas e sociais aplicadas à educação, e a sua historicidade no tempo-espaço da sociedade capitalista onde os professores vivem e exercem o trabalho docente. A Educação Básica é subsumida à Educação Profissional, para a preparação de mão de obra dócil à disciplina da produção. Neste contexto, tornam-se fundamentais os conhecimentos humanísticos e científico-tecnológicos, adequados à leitura crítica do mundo atual e à sua integração com os saberes profissionais específicos

O livro O TRABALHO E A EDUCAÇÃO. Análises críticas da escola básica apresenta uma reflexão diversificada sobre a categoria trabalho em sua dimensão histórica central para a compreensão do fenômeno educativo, bem como em sua dimensão de atividade de produção da existência, visando ampliar o debate sobre a formação humana. E objetivo do conjunto dos autores contribuir para a reflexão dos profissionais da educação, fortalecendo a articulação e o diálogo com a escola básica, e concorrer para a luta contra as forças que mercantilizam a vida em sociedade, os trabalhadores e a educação.

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