sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Vinicius Torres Freire - Cada dia, sua batalha, perdida

• Mesmo com reforma ministerial, tumulto político e, pois, financeiro arde em outras frentes

- Folha de S. Paulo

Cada dia de ontem tem parecido um passado muito remoto. Faz uns dez dias, o governo mandou ao Congresso seu plano de recriar a CPMF, que levantaria metade do dinheiro do pacote fiscal do desespero, anunciado não faz nem três semanas. Em que pé está a tramitação da CPMF? "Por aqui, nada está dando pé, a pororoca está levando tudo", dizia um líder parlamentar petista e ainda governista (sic).

Na quarta-feira, em tese chegou-se ao arranjo de abdicação por meio do qual Dilma Rousseff teria abdicado parcial e explicitamente de seus poderes em troca da postergação da guilhotina. O acordão deve ser anunciado e promulgado hoje. Nesse ínterim, passou-se uma eternidade política, judicial e policial.

Antes de mais nada, não se sabia se os termos do contrato de concessão parcial mais imensa do governo ao PMDB incluía a cláusula de apoio aos vetos presidenciais a aumento de gastos lunáticos e menos ainda ao pacote de remendo fiscal de emergência. Agora, a incerteza parece ainda maior.

Considere-se o dia de ontem.

Primeiro, não se sabe o que será do comando e do ritmo dos trabalhos da Câmara, dado que seu presidente, Eduardo Cunha (PMDB), está à beira de ser acusado de evasão de divisas, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, corrupção e, parece menos importante mas não deveria, de ter mentido a uma CPI sobre o fato de ter contas no exterior, contas suas e de sua família, segundo promotores suíços. No caso de haver confirmação das contas suíças, Cunha será lentamente escanteado ou vai se imolar, se explodir feito um homem-bomba, no meio do Congresso?

Segundo, um terço dos deputados federais do PMDB afirmaram ontem que não ratificam o acordão com Dilma Rousseff, ao contrário, até. Isto é, ainda que a divisão peemedebista continue um empecilho ao impeachment, há grande risco de volta ao caos financeiro visto na semana passada, pânico que poderia ser revivido em caso de derrotas do governo na aprovação dos remendos mínimos das contas públicas.

Terceiro, policiais e procuradores chegam cada vez mais perto da família de Lula da Silva e dos rolos do financiamento da campanha eleitoral de Dilma. O que se passa no caso de prisão de um filho de Lula?

Quarto, está confirmado que o governo não vai conseguir privatizar os negócios de seguros da Caixa Econômica Federal. Seriam apenas alguns "poucos" bilhões em impostos, mas o governo está catando moedas no fundo de gavetas e no bolso de casacos a fim de reduzir seu deficit. Pelo jeito, fica para as calendas também a venda da resseguradora IRB. Mais importante, fica ainda mais nebulosa a possibilidade de levantar dinheiro com outras privatizações e concessões.

Quinto, soube-se nesta semana que é remota a hipótese de o governo atingir mesmo sua minimeta de superavit primário para 2015, dados os números de receitas e despesas de agosto. A julgar pelos resultados de vendas e produção, as perspectivas da arrecadação ordinária daqui ao fim do ano parecem ainda piores. Soube-se ontem que a venda de veículos continua a cair cada vez mais rápido, tendo decrescido 22,7% até setembro (em relação a igual período do ano anterior).

Sim, estamos falando apenas dos problemas novos de ontem.

Nenhum comentário: