quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Governo calcula ter ganhado uma semana

• Planalto aposta que Cunha esperará por veredito do STF antes de decidir sobre impeachment

Valdo Cruz, Marina Dias, Gustavo Uribe e Ranier Bragon – Folha de S. Paulo


BRASÍLIA - O governo Dilma Rousseff considera, no cenário mais otimista, ter ganhado fôlego até novembro antes que um pedido de impeachment chegue à análise da Câmara.

A avaliação foi feita depois de o STF (Supremo Tribunal Federal) ter decidido suspender o rito criado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para tramitação de processos para afastar Dilma do cargo.

No mínimo, o Planalto calcula ter uma semana para tentar reorganizar sua base aliada e sustar as ofensivas.

Reservadamente, ministros dizem que Cunha pode deixar para novembro qualquer decisão sobre o tema, até que o plenário do STF decida em caráter definitivo sobre os recursos impetrados por deputados governistas.

Até lá, o Planalto tentará ter uma convivência "civilizada" com o peemedebista –na segunda (12), o ministro Jaques Wagner (Casa Civil) se reuniu a sós com Cunha. Segundo interlocutores, a intenção era garantir ao menos um canal mínimo de diálogo.

A princípio, o governo chegou a celebrar por apostar que o STF, ao suspender o rito criado por Cunha, havia enterrado qualquer chance de impeachment neste ano.

No início da tarde, porém, a postura mudou. Depois de consultas aos ministros que tomaram as decisões, Teori Zavascki e Rosa Weber, o governo reconheceu que Cunha continua com o direito de acolher, sozinho, algum pedido de impeachment. Mesmo assim, o Planalto avalia que isso dificultará a vida do peemedebista e da oposição por entender que qualquer nova ação terá que citar irregularidades cometidas pela presidente em 2015 para eventualmente ser aceita por Cunha.

Nos cálculos do governo, se até o recesso parlamentar, em meados de dezembro, a Câmara não tiver dado início ao impeachment, o caso perderá fôlego e dificilmente vai vingar em 2016.

Nenhum comentário: