sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Cardozo: PF deve esclarecer intimação a filho de Lula

• Segundo advogado, convocação ocorreu às 23h; Luis Claudio tinha acabado de voltar da festa do aniversário do pai

Sérgio Roxo, Ttiago Dantas e Jailton Carvalho - O Globo

-BRASÍLIA E SÃO PAULO- O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pediu que o diretor da Polícia Federal, Leandro Daiello, esclareça com urgência se o empresário Luis Claudio Lula da Silva, um dos filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi mesmo intimado às 23 horas de terça-feira, logo depois de sair da festa de aniversário do pai.

“Tendo em vista a informação divulgada pela imprensa de que o senhor Luis Claudio Lula da Silva teria sido intimado, em tese, fora do procedimento usual, para prestar depoimento em inquérito policial, solicito imediato esclarecimentos para fins de avaliação ministerial do ocorrido”, cobrou Cardozo.

Para a defesa, a intimação de Luis Claudio, tarde da noite de terça, estaria fora dos padrões de atuação da PF. O depoimento de Luis Claudio deveria acontecer ontem, mas o advogado Cristiano Zanin Martins pediu o adiamento, o que foi aceito pela PF. Em nota, a defesa do filho do expresidente alegou que o prazo entre a convocação e o depoimento era curto e que os advogados não tinham conhecimento do inteiro teor das investigações.

Procurada, a assessoria da PF não confirmou se a intimação ocorreu mesmo por volta das 23h. O filho caçula de Lula participou na noite de terça-feira da comemoração pelo aniversário do pai, no instituto do ex-presidente, na Zona Sul de São Paulo. A presidente Dilma esteve na celebração, que reuniu 30 pessoas.

Na segunda-feira, o escritório das empresas de Luis Claudio foi alvo de uma operação de busca e apreensão. De acordo com a Operação Zelotes, a LFT Marketing recebeu R$ 1,5 milhão da Marconi & Maltoni, que em 2009 teria articulado no Planalto o lobby para aprovação de uma medida provisória que beneficiava empresas automotivas.

Nenhum comentário: