sábado, 3 de outubro de 2015

Cardozo e Levy estavam na mira de ex-presidente

• Lula preferia Meirelles na Fazenda, mas comemora saída de Mercadante

Fernanda Krakovics - O Globo

BRASÍLIA - Embora tenha conseguido tirar Aloizio Mercadante da Casa Civil e levar seu grupo de volta para o centro das decisões do Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não ficou totalmente satisfeito com a reforma. Ele tentou, sem sucesso, derrubar o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), a quem acusa de ter perdido o controle da Polícia Federal na Lava-Jato. E não está satisfeito com a atuação de Joaquim Levy (Fazenda).

Em um encontro na última segunda-feira, Lula tentou resolver três problemas de uma vez: aumentar o espaço do PMDB no governo, afagar o vice-presidente Michel Temer e se livrar de Cardozo. Ele sugeriu que Temer, que é advogado constitucionalista, assumisse o Ministério da Justiça.

Cardozo, que tem dito em conversas reservadas estar cansado e que tem demonstrado vontade de deixar o ministério, brincou ontem com pessoas próximas, que o trataram como sobrevivente na reforma, diante do fogo amigo do PT.

— Eu tento furar a boia, mas não consigo — brincou ele.

Lula tem reclamado de Levy e, segundo petistas, chegou a sugerir a Dilma que aproveitasse a reforma para substituí-lo. O nome preferido para a Fazenda era o do ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles. Lula tem dito ser favorável ao ajuste fiscal, mas reclama do discurso adotado pelo governo, que não passa “esperança” para o país e não anima quem votou em Dilma.

O ex-presidente tem reclamado que o governo só propõe cortes, o que alimenta a recessão e gera desemprego. Ele tem defendido liberação de crédito para aquecer a economia.

Recado para Levy
Presente no anúncio da reforma, o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), aproveitou para conversar com Levy sobre a necessidade de mudanças na área econômica para estimular os empresários a voltar a investir.

— Disse ao ministro Levy que o movimento foi feito na política e que agora o movimento precisa ser feito na área da economia para que os empresários, o país possa voltar a ter níveis de investimento, para voltar a crescer, gerar emprego e renda.

Mesmo sem conseguir derrubar Cardozo e Levy, pessoas que conversaram com Lula anteontem disseram que ele estava “feliz da vida” com o acordo para aumentar o espaço do PMDB e com a saída de Mercadante.

Depois de trabalhar para tirar Mercadante do Planalto, Lula disse que pretende procurá-lo para desfazer eventual mal-estar. Um auxiliar de Dilma disse não acreditar que Mercadante interferirá nas decisões do governo:

— Ele era muito demandando na Casa Civil pelo cargo que ocupava, agora não. ( Colaborou Geralda Doca)

Nenhum comentário: