segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Bumlai, amigo de Lula e de Baiano

Silvia Amorim – O Globo

Um dos maiores pecuaristas do país, José Carlos Bumlai teve sua relação com Fernando Soares, o Baiano, mencionada pela primeira vez na Operação Lava- Jato pelo exdiretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa. Em depoimento de delação premiada, Costa disse que Baiano, operador do PMDB, era "homem muito próximo" de Bumlai.

Engenheiro nascido em Corumbá, no Pantanal, o pecuarista era, até então, conhecido no meio político pela amizade com o ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A aproximação entre os dois começou na campanha de 2002. Lula passou alguns dias em uma das fazendas de Bumlai durante a gravação de programas para o horário eleitoral gratuito na região de Campo Grande ( MS) naquele ano.

O empresário contou em entrevistas que aqueles dias foram de muita conversa e churrasco com o então candidato que se tornaria presidente da República. Desde então, a relação entre os dois só se fortaleceu a ponto dos filhos de Lula, Fábio e Luís Claudio, terem como sócio em uma de suas empresas, a Bilmaker, um primo do pecuarista.

Bumlai nem sempre foi do ramo agropecuário. Na verdade, ele trabalhou por 30 anos no ramo da construção civil. O empresário também já foi sócio de uma fornecedora da Petrobras e conselheiro da empreiteira Constran, uma das investigadas pelo esquema de corrupção na estatal.

Nenhum comentário: