quinta-feira, 8 de outubro de 2015

'Agora eu entendo por que Joaquim Barbosa se aposentou', diz relator

- Folha de S. Paulo

BRASÍLIA - "Agora eu entendo por que o Joaquim Barbosa se aposentou", disse o ministro Augusto Nardes depois que o TCU (Tribunal de Contas da União) rejeitou, por unanimidade, a prestação de contas de 2014 da presidente Dilma Rousseff.

A declaração em referência ao ex-ministro do Supremo Tribunal Federal que foi relator do mensalão e deixou a corte depois do caso ganhou tom de desabafo após Nardes ter virado alvo do governo.

O Planalto acusou o ministro de atuar com parcialidade e tentou afastá-lo da relatoria do processo, buscando, assim, adiar o julgamento. A manobra acabou barrada pelo próprio TCU e pelo STF.

"O momento é muito tenso, e eu estaria muito triste se tivesse evitado que o tribunal julgasse. Seria um gesto contra democracia, não contra mim", afirmou.

O ministro contou que, ao longo do processo, recebeu diversos telefonemas com ameaças de morte e, por isso, passou a andar com seguranças. Ele disse ainda que chegou a ser assaltado no Rio por um indivíduo que estava dando umas "pedaladas" numa bicicleta e rasgou sua blusa ao tentar levar um cordão.

"Espero que a gente possa voltar a ter uma vida normal", afirmou o ministro, que, apesar da menção a Barbosa, disse não pensar em aposentaria no momento.

No julgamento, o ministro André Luiz de Carvalho falou em "indignação" com a ofensiva do governo e foi aplaudido. "Não me recordo de ter visto três ministros de Estado em uma coletiva atacando a conduta de ministro do STF ou mesmo de ministro do TCU."

O ministro Raimundo Carreiro disse ter estranhado críticas a cobrança de Nardes por celeridade no julgamento.

Nenhum comentário: