sexta-feira, 25 de setembro de 2015

PMDB diz que sociedade cansou de 'pagar a conta'

• Vídeo da sigla destaca vice Michel Temer, 1º na linha sucessória de Dilma

• Propaganda que foi ao ar nesta quinta adota tom sombrio, mas diz que, com união, país consegue sair da crise

Alexandre Aragão – Folha de S. Paulo

SÃO PAULO - Na propaganda que foi ao ar em rede nacional de rádio e TV na noite desta quinta-feira (24), o PMDB afirma que o país enfrenta crises econômica e política, cujo resultado é "uma sociedade angustiada à espera de soluções, cansada de sempre pagar a conta, pessimista diante do nó que não se desfaz".

A frase é seguida por um mosaico de fotos de peemedebistas que formam o rosto de Michel Temer –ele é o único político que fala duas vezes. Em sua primeira aparição, o vice-presidente diz que "é imprescindível unir forças, colocar o Brasil acima de qualquer interesse partidário ou motivações pessoais".

Os peemedebistas que aparecem dizem frases que buscam mostrar a união do partido diante da crise. O líder na Câmara, Leonardo Picciani (RJ), por exemplo, afirma que não há "nada mais natural do que o maior partido do Brasil propor o diálogo".

Há um claro destaque à figura de Temer, primeiro na linha sucessória da presidente Dilma Rousseff (PT). O presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), e o da Câmara, Eduardo Cunha (RJ) –este, já declaradamente em oposição ao governo– apresentam-se um em seguida do outro.

"Governos passam, e o Brasil sempre vai ser maior do que qualquer governo", diz Renan. Cunha aproveita a deixa: "Democracia é isso, é nisso que eu acredito. Chegou a hora da verdade, chegou a hora de escolher que Brasil queremos".

A peça é encerrada com mais uma aparição de Temer. "Assumindo", ele começa a fala. Pausa e então continua: "e, acima de tudo, corrigindo erros, mostraremos a todos que somos um país confiável".

Ao todo, 54 políticos falam na propaganda. Desses, 17 são parentes de caciques do PMDB. O ex-senador e ex-governador Jader Barbalho (PA) –que não aparece– é o que mais tem pessoas próximas.

Além do filho de Jader, o ministro Helder Barbalho (Pesca), aparecem a mulher, deputada Simone Morgado (PMDB-PA), a ex-mulher, deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), e o primo, deputado José Priante (PMDB-PA).

Ao todo, são sete filhos, cinco mulheres, duas ex-mulheres, um irmão, um sobrinho e um primo de figuras importantes da sigla. A maioria é de deputados (12), mas há ainda uma senadora, uma prefeita, um governador e um ministro dentre os familiares de caciques.

Nenhum comentário: