segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Na TV, programa do PSDB amplia tom contra PT

• Em propaganda que vai ao ar hoje, tucanos centram na crise econômica e criticam propostas como a CPMF

Renata Mariz - O Globo

- BRASÍLIA- Com o mote “Oposição a favor do Brasil”, o novo programa do PSDB que vai ao ar hoje traz duras críticas ao governo, centra na crise econômica vivida pelo país e enfatiza que o partido quer colaborar na busca de soluções. O tom do vídeo de 10 minutos é uma espécie de resposta a críticas que os tucanos vêm recebendo de fazer oposição apenas para enfraquecer o governo. Na última terça- feira, a bancada do PSDB na Câmara votou em bloco pela derrubada do veto ao fator previdenciário, o que ampliaria os gastos públicos. O veto foi mantido.

“Não somos nem jamais seremos oposição ao Brasil”, enfatiza o presidente do PSDB, senador Aécio Neves, no vídeo, acrescentando que, “se o governo quiser trazer de volta o imposto do cheque, nós seremos contra, mas, se esse mesmo governo quiser reduzir os impostos sobre a folha de pagamento para que as empresas parem de demitir, nós seremos a favor”.

Além de Aécio, o ex- presidente Fernando Henrique Cardoso, o senador José Serra ( SP) e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, aparecem no programa fazendo duras críticas ao governo da presidente Dilma Rousseff.

FH diz que a “gestão da Dilma está derretendo”, porque ela “paga pela herança maldita que o Lula deixou”. O ex- presidente cobra “grandeza” de Dilma, que, segundo ele, deveria “pensar no que é melhor para o Brasil, e não para o PT”.

Alckmin critica as medidas econômicas tomadas pelo governo para aplacar a crise. Segundo ele, o aumento de impostos e de juros piora o “drama do desemprego” no país. Para Serra, o PT só pensou em “ganhar a reeleição”. O senador prega que “está na hora de o PT pagar pelos próprios erros”.

Reforçando a mensagem de que o PSDB tem responsabilidade com o país, apesar de ser oposição ao governo, Aécio ressalta que a luta a ser feita será “dentro das regras democráticas”. Ele afirma ainda que a situação vai melhorar quando a “verdade substituir a mentira e a competência voltar a conduzir os destinos do país”.

O programa traz cenas de pessoas falando sobre os problemas vividos com a crise econômica, como contas atrasadas e até falta do que comer. As mulheres são colocadas em posição de destaque como responsáveis por fazer o orçamento da família render mais. Uma das entrevistadas, ao falar de Dilma, dispara: “Eu votei nela e me arrependo”. Outra diz que “falar na nossa presidente Dilma é falar de tristeza”.

Em outro trecho, entre faixas com dizeres como “Xô, mentira”, um grupo de jovens sorridentes aparece em passeata batucando o Hino Nacional em panelas. A cena é uma referência aos panelaços feitos pela população, como forma de protesto, durante pronunciamentos recentes da presidente Dilma na televisão.

Nenhum comentário: