quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Lula teme que ajuste não freie impeachment

• Para ex-presidente, Dilma depende de apoio político-eleitoral para aprovar pacote a tempo

Catia Seabra – Folha de S. Paulo

SÃO PAULO - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva explicitou a aliados o temor de que o pacote anunciado pelo governo não seja suficiente para deter a ameaça de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

A aliados Lula elogiou, nesta terça-feira (15), a disposição da presidente de lançar medidas severas em resposta à cobrança da sociedade. Mas, segundo interlocutores, avalia que o ajuste só terá sucesso se acompanhado de medidas para aquecer a economia e uma estratégia de comunicação mais eficiente.

Na segunda-feira (14), Lula assistiu pela TV ao anúncio do pacote e a toda sua repercussão politica. Depois, disse a aliados que, pela complexidade do pacote e a diversidade de suas medidas, terá que ouvir os setores envolvidos antes de se manifestar. "Não sou comentarista econômico", disse ele, segundo relato de um colaborador.

Lula adiantou, porém, o temor de que Dilma não tenha capital político para aprovar seu ajuste e que seja tarde demais para conter o desgaste de seu governo.

Nessas conversas, o ex-presidente justifica a necessidade do ajuste, lembrando que ele mesmo adotou medidas drásticas no início de seu governo. Ao fazer comparação, ele ressalta, no entanto, que desfrutava de prestígio popular no seu primeiro mandato. E que Dilma depende de apoio do Congresso.

Aliados do ex-presidente contam que ele considerou uma "trapalhada" o governo ter enviado ao Congresso uma proposta orçamentária com estimativa de deficit de R$ 30,5 bilhões para o ano que vem.

Apesar de sua apreensão, Lula defendeu a aliada na manhã desta terça durante reunião com estudantes.

Após ouvir críticas à presidente, repetiu o discurso de que o governo federal, apesar de ter defeitos, é uma gestão que os representa. Ele pediu apoio à petista.

Nenhum comentário: